Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3112
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
raimundocorreadeoliveira.pdf1.74 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Formação de gestores na CDE7 de Manaus: realidade, possibilidades e limites
Author: Oliveira, Raimundo Correa de
First Advisor: Ferreira, Victor Cláudio Paradela
Referee Member: Gurgel, Cláudio Roberto Marques
Referee Member: Oliveira Júnior, Lourival Batista de
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão intitulado “Formação de gestores na CDE7 de Manaus: Realidade, possibilidades e limites” analisa a formação relacionada às questões administrativas de gestores escolares na Coordenadoria Distrital de Educação 7 de Manaus da SEDUC/AM. A pesquisa tem como objetivo geral estruturar um programa de treinamento e desenvolvimento de gestores que seja capaz de contribuir na execução das ações relacionadas à gestão administrativa da escola. Neste sentido, a pesquisa debruça-se sobre os temas relacionados à formação e atuação dos gestores, com ênfase na parte administrativa escolar. Apresenta, ainda, a descrição da estrutura organizacional, institucional e administrativa da SEDUC/AM. A compreensão dos aspectos legais, teóricos e factuais que envolvem o caso foi realizada tendo como referência a legislação educacional e estudos de autores da área de formação de gestores e de gestão de pessoa, com ênfase nos processos de treinamento e desenvolvimento. Desta forma, a pesquisa desenvolveu-se a partir dos seguintes objetivos específicos: descrever a estrutura administrativa da CDE7 no contexto organizacional da SEDUC/AM, destacando suas atribuições no apoio e monitoramento à gestão das escolas que esta coordenadoria atende; apresentar a formação dos gestores na CDE7, a partir do processo de seleção de gestores e das ações de formação continuada executadas pela SEDUC/AM; analisar as necessidades de treinamento da Coordenadoria Distrital de Educação 7 para, a partir da análise, estruturar um programa de treinamento e desenvolvimento de gestores que seja capaz de contribuir para a melhoria da gestão administrativa das escolas sob sua jurisdição; identificar as características que devem ser incorporada aos esforços de capacitação em gestão administrativa na percepção dos gestores da CDE7; propor um plano de ação educacional que seja capaz de contribuir na execução das ações relacionadas à gestão administrativa a partir da percepção dos gestores da Coordenadoria Distrital de Educação 7. A análise e interpretação dos dados da pesquisa de campo e de suas conexões aos elementos teóricos utilizaramse dos princípios da pesquisa qualitativa. Como instrumento de pesquisa, aplicou-se questionário aos atuais 25 gestores escolares da CDE7. De maneira geral, os resultados da pesquisa mostraram a existência de lacunas ou deficiências na formação de gestores relacionadas à área administrativa da gestão, sendo evidenciadas por dificuldades e desafios enfrentados na condução dos procedimentos da gestão escolar. Por fim, a pesquisa propõe um programa de treinamento e desenvolvimento de gestores como alternativa para superação das lacunas verificadas na formação dos gestores e possibilidades de melhoria das práticas de gestão nas escolas da CDE7.
Abstract: This work was developed in the Professional Master in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) of the Center for Public Policy and Federal University of Education Evaluation of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case entitled "Training managers in CDE7 Manaus: Reality, possibilities and limits" analyzes the formation related to administrative matters of school management at the District Coordination Office of Education 7 Manaus of SEDUC/ AM. The research aims to structure a training and development program for managers to contribute to the implementation of actions related to the administrative management of the school. In this sense, the research focuses on issues related to education and performance of managers with an emphasis on school administrative part, besides presenting a description of the organizational structure, institutional and administrative of SEDUC/AM. The comprehension the legal, theoretical and factual aspects surrounding the case was conducted using as reference the educational legislation and study authors of the training managers and people management area, with emphasis on training and development processes. Thus, the research was developed from the following specific objectives: describe the administrative structure of CDE7 in the organizational context of SEDUC/ AM, highlighting its responsibilities in supporting and monitoring the management of their schools; presenting the training of managers in CDE7, from managers selection process and continuing education actions performed by SEDUC/ AM; to analyze the training needs of the District Coordination Office of Education N.7 to structure a training and development program managers to be able to contribute to the improvement of the administrative management of schools under their jurisdiction; identifying the characteristics that must be incorporated into training efforts in administrative management in the perception of the CDE7 managers; proposing an educational action plan to be able to contribute to the implementation of actions related to administrative management, from the perception of the District Coordination managers of Education 7. The analysis and interpretation of field survey data and its connections with the elements used the principles of qualitative research. As a research tool was applied a questionnaire to the current 25 school managers CDE7. Overall, the survey results show the existence of gaps or deficiencies in the formation of the managers related to administrative management area, that it is being evidenced by difficulties and challenges faced in conducting the procedures of school management. Finally, the research proposes a training and development program managers as an alternative to overcome the shortcomings in the training of managers and possibilities for improvement of management practices in schools CDE7.
Keywords: Gestão escolar
Formação continuada
Treinamento e desenvolvimento de gestores
School management
Continuing education
Training and development managers
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3112
Issue Date: 30-Jun-2016
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.