Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3068
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
franciscoauriceliorodriguesdias.pdf956.44 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: O projeto professor diretor de turma na gestão do protagonismo juvenil e da relação escola-família: o caso da EEM João Alves Moreira, em Aracoiaba-CE
Author: Dias, Francisco Auricélio Rodrigues
First Advisor: Oliveira, Roberto Perobelli de
Referee Member: Jácome, Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis
Referee Member: Amorim, Carmelita Minelio da Silva
Resumo: O trabalho objetivou analisar a estrutura e o funcionamento do Projeto Professor Diretor de Turma na Escola de Ensino Médio João Alves Moreira, em Aracoiaba-CE, para compreender em que medida o referido projeto contribui para as mudanças relacionais no ambiente escolar. O Professor Diretor de Turma assume papel relevante no desenvolvimento das ações do projeto e na mediação das relações entre os sujeitos escolares. A pesquisa procurou responder a duas questões: (i) Como a atuação do professor diretor de turma se configura na mediação das relações entre os agentes escolares e exerce influência direta na gestão da relação com a família? (ii) De que modo as ações do projeto e o papel do professor diretor de turma favorecem o clima escolar? Foram definidos como eixos de análise o protagonismo juvenil e a relação escola-família. As metodologias utilizadas foram a análise documental e a realização de entrevista semiestruturada. As análises dialogaram com o aporte teórico que trata da gestão democrática, do protagonismo juvenil e da relação escola-família. Concluiu-se que o Projeto Professor Diretor de Turma, como é realizado na Escola de Ensino Médio João Alves Moreira, interfere na gestão do protagonismo juvenil e da relação escola-família e contribui para a melhoria do clima escolar. O estudo é complementado com a elaboração de um Plano de Ação Educacional, no qual se propõem ações de melhoria para a realização do Projeto Professor Diretor de Turma.
Abstract: The study aimed to analyze the structure and functioning of Professor Diretor de Turma na Escola de Ensino Médio João Alves Moreira Project, in Aracoiaba-CE, to understand to what extent this project contributes to the relational changes in the school environment. The Director Teacher of Class assumes relevant role in the development of the actions of project and in mediating the relationships between school subjects. The research seeks to answer two questions: (i) How the acting of director teacher of class set in mediating relations between school agents and has a direct influence on the management of the relationship with the family? (ii) How the actions of the project and the role of director teacher of class favor school climate? They were defined as analysis axes youth protagonism and school-family relationship. The methodologies utilized were documentary analysis and achievement of half structured interview. The analyzes dialogue with the theoretical support which deals with the democratic management, youth protagonism and school-family relationship. We conclude that the Projeto Professor Diretor de Turma Project, as it is done at Escola de Ensino Médio João Alves Moreira, affects in the management of youth protagonism and school-family relationship and contributes to improve the school climate. The study is complemented by the elaboration of an Educational Action Plan, which it proposes improvement actions for carrying out the Professor Diretor de Turma Project.
Keywords: Projeto professor diretor de turma
Protagonismo juvenil
Relação escola-família
Clima escolar
Professor diretor de turma project
Youth protagonism
School-family relationship
School climate
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3068
Issue Date: 20-Jul-2016
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.