Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3068
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
franciscoauriceliorodriguesdias.pdf956.44 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Oliveira, Roberto Perobelli de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702089E5pt_BR
dc.contributor.referee1Jácome, Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4155842T4pt_BR
dc.contributor.referee2Amorim, Carmelita Minelio da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4717410D2pt_BR
dc.creatorDias, Francisco Auricélio Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4200573Z7pt_BR
dc.date.accessioned2017-01-31T10:31:44Z-
dc.date.available2017-01-03-
dc.date.available2017-01-31T10:31:44Z-
dc.date.issued2016-07-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3068-
dc.description.abstractThe study aimed to analyze the structure and functioning of Professor Diretor de Turma na Escola de Ensino Médio João Alves Moreira Project, in Aracoiaba-CE, to understand to what extent this project contributes to the relational changes in the school environment. The Director Teacher of Class assumes relevant role in the development of the actions of project and in mediating the relationships between school subjects. The research seeks to answer two questions: (i) How the acting of director teacher of class set in mediating relations between school agents and has a direct influence on the management of the relationship with the family? (ii) How the actions of the project and the role of director teacher of class favor school climate? They were defined as analysis axes youth protagonism and school-family relationship. The methodologies utilized were documentary analysis and achievement of half structured interview. The analyzes dialogue with the theoretical support which deals with the democratic management, youth protagonism and school-family relationship. We conclude that the Projeto Professor Diretor de Turma Project, as it is done at Escola de Ensino Médio João Alves Moreira, affects in the management of youth protagonism and school-family relationship and contributes to improve the school climate. The study is complemented by the elaboration of an Educational Action Plan, which it proposes improvement actions for carrying out the Professor Diretor de Turma Project.pt_BR
dc.description.resumoO trabalho objetivou analisar a estrutura e o funcionamento do Projeto Professor Diretor de Turma na Escola de Ensino Médio João Alves Moreira, em Aracoiaba-CE, para compreender em que medida o referido projeto contribui para as mudanças relacionais no ambiente escolar. O Professor Diretor de Turma assume papel relevante no desenvolvimento das ações do projeto e na mediação das relações entre os sujeitos escolares. A pesquisa procurou responder a duas questões: (i) Como a atuação do professor diretor de turma se configura na mediação das relações entre os agentes escolares e exerce influência direta na gestão da relação com a família? (ii) De que modo as ações do projeto e o papel do professor diretor de turma favorecem o clima escolar? Foram definidos como eixos de análise o protagonismo juvenil e a relação escola-família. As metodologias utilizadas foram a análise documental e a realização de entrevista semiestruturada. As análises dialogaram com o aporte teórico que trata da gestão democrática, do protagonismo juvenil e da relação escola-família. Concluiu-se que o Projeto Professor Diretor de Turma, como é realizado na Escola de Ensino Médio João Alves Moreira, interfere na gestão do protagonismo juvenil e da relação escola-família e contribui para a melhoria do clima escolar. O estudo é complementado com a elaboração de um Plano de Ação Educacional, no qual se propõem ações de melhoria para a realização do Projeto Professor Diretor de Turma.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProjeto professor diretor de turmapt_BR
dc.subjectProtagonismo juvenilpt_BR
dc.subjectRelação escola-famíliapt_BR
dc.subjectClima escolarpt_BR
dc.subjectProfessor diretor de turma projectpt_BR
dc.subjectYouth protagonismpt_BR
dc.subjectSchool-family relationshippt_BR
dc.subjectSchool climatept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO projeto professor diretor de turma na gestão do protagonismo juvenil e da relação escola-família: o caso da EEM João Alves Moreira, em Aracoiaba-CEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.