https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2965
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
virnaligiafernandesbraga.pdf | 765.31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Entre a honra e o mercado: análise do processo de formação do movimento sindical docente em Juiz de Fora (1934-1964) |
Autor(es): | Braga, Virna Ligia Fernandes |
Primeiro Orientador: | Delgado, Ignacio Godinho |
Membro da banca: | Viscardi, Cláudia Maria Ribeiro |
Membro da banca: | Maia, Andréa Casa Nova |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo analisar o processo de formação do movimento de professores em Juiz de Fora, mais precisamente sua organização sindical entre 1934 e 1964, destacando características peculiares a categoria docente e que influenciaram, fortemente, os rumos do movimento. As considerações de E. P. Thompson, quanto a valorização da experiência e da cultura dos trabalhadores em geral, orientaram a busca por identificar as particularidades do professorado enquanto uma categoria com aspectos distintos das demais. Nesta perspectiva, consideramos as noções de “honra estamental” de Max Weber, “capital cultural”, de Pierre Bourdieu, e “expertise”, de Erik Olin Whrigt, com o objetivo de captar as especificidades que conformaram o desenvolvimento da representação docente na cidade. Estas especificidades e o exame das fontes possibilitam apontar valores ligados a uma condição de status, de “igualdade de estima” entre diretores de escolas e professores, que irá combinar-se com as exigências de um comportamento classista, a partir da criação do Sindicato de Professores em Estabelecimentos Particulares de Juiz de Fora, em 1934. Entretanto, o posicionamento mais combativo será efêmero e irá ocorrer somente em conjunturas particulares, o que demonstra a efetiva superioridade da dimensão estamental entre o professorado. |
Abstract: | The goal of this work is to analyze the process of teachers’ movement formation in Juiz de Fora, mainly its union between 1934 and 1964. Placing emphasis on peculiar faculty characteristics that influenced the directions of the movement. E. P. Thompson’s view on the labor’s culture and experience values lead us to identify teachers’ particularities as a distinct category. From this perspective we consider the notions of “estamental honor” by Max Weber, “cultural capital” by Pierre Bourdieu and “expertise”, by Erik Olin Whrigt; with the purpose of getting the particularities that conformed the development of faculty representation in the city. These particularities and the source exams permit to point the values related to a status condition, an “equality esteem” among school managers and teachers’ that will be combined with the exigencies of a classist behavior since the formation of teachers’ union in private institutions in Juiz de Fora, in 1934. However, the most combative position will be ephemeral and will only happen in private spheres, what proves the effective superiority of the estamental dimension among the teachers’ union. |
Palavras-chave: | Sindicalismo Movimento docente Juiz de Fora |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICH – Instituto de Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em História |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2965 |
Data do documento: | 19-Dez-2006 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História (Dissertações) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.