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dc.contributor.advisor1Delgado, Ignacio Godinho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee1Viscardi, Cláudia Maria Ribeiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee2Maia, Andréa Casa Nova-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorBraga, Virna Ligia Fernandes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2016-12-15T12:55:09Z-
dc.date.available2016-10-26-
dc.date.available2016-12-15T12:55:09Z-
dc.date.issued2006-12-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2965-
dc.description.abstractThe goal of this work is to analyze the process of teachers’ movement formation in Juiz de Fora, mainly its union between 1934 and 1964. Placing emphasis on peculiar faculty characteristics that influenced the directions of the movement. E. P. Thompson’s view on the labor’s culture and experience values lead us to identify teachers’ particularities as a distinct category. From this perspective we consider the notions of “estamental honor” by Max Weber, “cultural capital” by Pierre Bourdieu and “expertise”, by Erik Olin Whrigt; with the purpose of getting the particularities that conformed the development of faculty representation in the city. These particularities and the source exams permit to point the values related to a status condition, an “equality esteem” among school managers and teachers’ that will be combined with the exigencies of a classist behavior since the formation of teachers’ union in private institutions in Juiz de Fora, in 1934. However, the most combative position will be ephemeral and will only happen in private spheres, what proves the effective superiority of the estamental dimension among the teachers’ union.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo analisar o processo de formação do movimento de professores em Juiz de Fora, mais precisamente sua organização sindical entre 1934 e 1964, destacando características peculiares a categoria docente e que influenciaram, fortemente, os rumos do movimento. As considerações de E. P. Thompson, quanto a valorização da experiência e da cultura dos trabalhadores em geral, orientaram a busca por identificar as particularidades do professorado enquanto uma categoria com aspectos distintos das demais. Nesta perspectiva, consideramos as noções de “honra estamental” de Max Weber, “capital cultural”, de Pierre Bourdieu, e “expertise”, de Erik Olin Whrigt, com o objetivo de captar as especificidades que conformaram o desenvolvimento da representação docente na cidade. Estas especificidades e o exame das fontes possibilitam apontar valores ligados a uma condição de status, de “igualdade de estima” entre diretores de escolas e professores, que irá combinar-se com as exigências de um comportamento classista, a partir da criação do Sindicato de Professores em Estabelecimentos Particulares de Juiz de Fora, em 1934. Entretanto, o posicionamento mais combativo será efêmero e irá ocorrer somente em conjunturas particulares, o que demonstra a efetiva superioridade da dimensão estamental entre o professorado.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSindicalismopt_BR
dc.subjectMovimento docentept_BR
dc.subjectJuiz de Forapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleEntre a honra e o mercado: análise do processo de formação do movimento sindical docente em Juiz de Fora (1934-1964)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História (Dissertações)



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