Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2951
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
andreanovelinovianna.pdf1.49 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: A utilização do computador na prática docente: sentidos construídos por um grupo de professores de matemática de uma instituição de ensino federal
Author: Vianna, Andréa Novelino
First Advisor: Freitas, Maria Teresa de Assunção
Referee Member: Silva, Léa Stahlschmidt Pinto
Referee Member: Abreu, Rosane de Albuquerque dos Santos
Resumo: Este trabalho se organizou a partir de uma pesquisa qualitativa de abordagem histórico-cultural fundamentada em Vygotsky e Bakhtin. Com base nos pressupostos teóricos desses autores, buscou-se compreender os sentidos construídos por um grupo de professores de Matemática do Colégio de Aplicação João XXIII acerca do uso do computador na Sala de Telemática para o trabalho com conceitos matemáticos. Foram utilizadas com esses professores entrevistas coletivas como desencadeadoras de discursos. Na análise compreensiva desses discursos, foram organizados três núcleos de significação. No primeiro focalizaram-se os desafios e possibilidades na implantação de uma proposta de uso do computador no ensino de matemática na escola. Com base nos discursos dos professores, compreendeu-se o potencial do software livre GeoGebra, utilizado nas aulas pelos professores para o trabalho de conteúdos matemáticos. No segundo núcleo, foram analisadas as ações e atitudes dos alunos e professores diante do computador, na sua multiplicidade de recursos que seduzem e desafiam. Observaram-se como os professores e alunos estavam se adaptando àquele espaço, fazendo dele lugar de aprender de forma participante, colaborativa e com autonomia. No terceiro núcleo, foi possível analisar as diferenças observadas pelos professores entre o processo de construção do conhecimento desenvolvido na Sala de Telemática e na sala de aula convencional. No espaço da Sala de Telemática, com o uso do computador, através dos recursos do software GeoGebra, foi possível compreender que a introdução de conteúdos matemáticos era flexível e o conhecimento se construía de uma forma ativa, favorecendo a interação e colaboração entre alunos.
Abstract: This work was developed by means of qualitative research based on the historical and cultural approach as proposed by Vygotsky and Bakhtin, attempting to analyse the meanings constructed by a group of Math teachers from the Federal School João XXIII as regards computer use in developing mathematical concepts in the Telemath Room. Collective interviews with these teachers were used in order to prompt discourse. In analyzing such discourse, three sets of meanings were observed. As for the first one, challenges and feasibility in implementing a proposal for computer use in math teaching were focused. Based on the teachers´discourse, the free software GeoGebra was found to be a potential tool in teaching mathematical concepts. The second set refers to the actions and attitudes by both teachers and students before the computer, analysing their multiple resources which seduce and challenge people. Both teachers and students were found to become used to that environment, making it a participative, collaborative, autonomous learning environment. The third set analyses the differences found by the teachers in regard to the knowledge building process in the Telemath Room and in the conventional classroom. As for the Telemath Room, the use of computers and the resources of the Geogebra Software were found to be as a flexible way to introduce mathematical concepts and knowledge was found to be built actively, favouring both interaction and collaboration among students.
Keywords: Uso do computador
Prática pedagógica
Professores
Construção de sentidos
Computer use
Pedagogical praxis
Teachers
Meaning construction
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2951
Issue Date: 19-Aug-2009
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.