Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2951
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
andreanovelinovianna.pdf1.49 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Freitas, Maria Teresa de Assunção-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790567Y0pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Léa Stahlschmidt Pinto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799843E4pt_BR
dc.contributor.referee2Abreu, Rosane de Albuquerque dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785795A3pt_BR
dc.creatorVianna, Andréa Novelino-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4257938U6pt_BR
dc.date.accessioned2016-12-15T12:26:02Z-
dc.date.available2016-10-25-
dc.date.available2016-12-15T12:26:02Z-
dc.date.issued2009-08-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2951-
dc.description.abstractThis work was developed by means of qualitative research based on the historical and cultural approach as proposed by Vygotsky and Bakhtin, attempting to analyse the meanings constructed by a group of Math teachers from the Federal School João XXIII as regards computer use in developing mathematical concepts in the Telemath Room. Collective interviews with these teachers were used in order to prompt discourse. In analyzing such discourse, three sets of meanings were observed. As for the first one, challenges and feasibility in implementing a proposal for computer use in math teaching were focused. Based on the teachers´discourse, the free software GeoGebra was found to be a potential tool in teaching mathematical concepts. The second set refers to the actions and attitudes by both teachers and students before the computer, analysing their multiple resources which seduce and challenge people. Both teachers and students were found to become used to that environment, making it a participative, collaborative, autonomous learning environment. The third set analyses the differences found by the teachers in regard to the knowledge building process in the Telemath Room and in the conventional classroom. As for the Telemath Room, the use of computers and the resources of the Geogebra Software were found to be as a flexible way to introduce mathematical concepts and knowledge was found to be built actively, favouring both interaction and collaboration among students.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho se organizou a partir de uma pesquisa qualitativa de abordagem histórico-cultural fundamentada em Vygotsky e Bakhtin. Com base nos pressupostos teóricos desses autores, buscou-se compreender os sentidos construídos por um grupo de professores de Matemática do Colégio de Aplicação João XXIII acerca do uso do computador na Sala de Telemática para o trabalho com conceitos matemáticos. Foram utilizadas com esses professores entrevistas coletivas como desencadeadoras de discursos. Na análise compreensiva desses discursos, foram organizados três núcleos de significação. No primeiro focalizaram-se os desafios e possibilidades na implantação de uma proposta de uso do computador no ensino de matemática na escola. Com base nos discursos dos professores, compreendeu-se o potencial do software livre GeoGebra, utilizado nas aulas pelos professores para o trabalho de conteúdos matemáticos. No segundo núcleo, foram analisadas as ações e atitudes dos alunos e professores diante do computador, na sua multiplicidade de recursos que seduzem e desafiam. Observaram-se como os professores e alunos estavam se adaptando àquele espaço, fazendo dele lugar de aprender de forma participante, colaborativa e com autonomia. No terceiro núcleo, foi possível analisar as diferenças observadas pelos professores entre o processo de construção do conhecimento desenvolvido na Sala de Telemática e na sala de aula convencional. No espaço da Sala de Telemática, com o uso do computador, através dos recursos do software GeoGebra, foi possível compreender que a introdução de conteúdos matemáticos era flexível e o conhecimento se construía de uma forma ativa, favorecendo a interação e colaboração entre alunos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUso do computadorpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectConstrução de sentidospt_BR
dc.subjectComputer usept_BR
dc.subjectPedagogical praxispt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.subjectMeaning constructionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA utilização do computador na prática docente: sentidos construídos por um grupo de professores de matemática de uma instituição de ensino federalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.