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Tipo: Dissertação
Título: Saberes e poderes no espaço escolar: o corpo como foco
Autor(es): Almeida, Marcos Adriano de
Primeiro Orientador: Ferrari, Anderson
Membro da banca: Ribeiro, Cláudia Maria
Membro da banca: Clareto, Sônia Maria
Membro da banca: Vasconcellos, Maria Helena Falcão
Resumo: Saberes e poderes no espaço escolar propõe, a partir das reflexões de Foucault e outros autores, pensar as relações estabelecidas na escola. Como objeto de pesquisa, foi escolhido o corpo, elemento perpassado por saberes e poderes, cenário de lutas, disputas, diferenças, mas também espaço do impossível, de resistência e de ética. Nesse processo, buscou-se, utilizando dados oferecidos pela história, discutir como os discursos, práticas e técnicas construíram a ideia de corpo predominante nos últimos séculos. Na problematização de alguns relatórios de situações ocorridas nas escolas municipais de Juiz de Fora, com objetivo principal de analisar como o corpo se torna alvo de constantes investidas de saberes e poderes na escola, optou-se por adotar a linha teórica pós-estruturalista, compreendendo esse corpo-resistência como um corpo menor. Mais do que encontrar respostas, este trabalho procurou levantar perguntas capazes, ainda que sutilmente, de apontar caminhos, possibilitar outras formas de olhar para esse universo tão desafiador, elegendo, portanto, novas perspectivas.
Abstract: Based on the reflections of Foucault and others, knowledge and power within the school offers thought about the relationships within the school. In this study the body was chosen as a research subject to be considered the element permeated by knowledge and power, the scene of fights, disputes, differences, but also the space of possible resistance and ethics. In this process, we used dates provided by history to discuss how the discourses, practices and techniques built the idea of body prevalent in recent centuries. With the main objective of analyzing how the body becomes the target of constant attacks of knowledge and power in school, we chose a poststructuralist theoretical line to questioning some situations that have occurred in municipal schools at Juiz de Fora city, Minas Gerais, Brazil. More than finding answers, this study seeks to raise questions that can point the way to enable other ways of looking at this universe as challenging, choosing new perspectives.
Palavras-chave: Relações de poder
Corpo
Disciplina
Resistência
Perspectiva pós-estruturalista
Power relationships
Body
Discipline
Endurance
Post-structuralist perspective
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2929
Data do documento: 29-Abr-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)



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