Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2929
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marcosadrianodealmeida.pdf581.3 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Saberes e poderes no espaço escolar: o corpo como foco
Author: Almeida, Marcos Adriano de
First Advisor: Ferrari, Anderson
Referee Member: Ribeiro, Cláudia Maria
Referee Member: Clareto, Sônia Maria
Referee Member: Vasconcellos, Maria Helena Falcão
Resumo: Saberes e poderes no espaço escolar propõe, a partir das reflexões de Foucault e outros autores, pensar as relações estabelecidas na escola. Como objeto de pesquisa, foi escolhido o corpo, elemento perpassado por saberes e poderes, cenário de lutas, disputas, diferenças, mas também espaço do impossível, de resistência e de ética. Nesse processo, buscou-se, utilizando dados oferecidos pela história, discutir como os discursos, práticas e técnicas construíram a ideia de corpo predominante nos últimos séculos. Na problematização de alguns relatórios de situações ocorridas nas escolas municipais de Juiz de Fora, com objetivo principal de analisar como o corpo se torna alvo de constantes investidas de saberes e poderes na escola, optou-se por adotar a linha teórica pós-estruturalista, compreendendo esse corpo-resistência como um corpo menor. Mais do que encontrar respostas, este trabalho procurou levantar perguntas capazes, ainda que sutilmente, de apontar caminhos, possibilitar outras formas de olhar para esse universo tão desafiador, elegendo, portanto, novas perspectivas.
Abstract: Based on the reflections of Foucault and others, knowledge and power within the school offers thought about the relationships within the school. In this study the body was chosen as a research subject to be considered the element permeated by knowledge and power, the scene of fights, disputes, differences, but also the space of possible resistance and ethics. In this process, we used dates provided by history to discuss how the discourses, practices and techniques built the idea of body prevalent in recent centuries. With the main objective of analyzing how the body becomes the target of constant attacks of knowledge and power in school, we chose a poststructuralist theoretical line to questioning some situations that have occurred in municipal schools at Juiz de Fora city, Minas Gerais, Brazil. More than finding answers, this study seeks to raise questions that can point the way to enable other ways of looking at this universe as challenging, choosing new perspectives.
Keywords: Relações de poder
Corpo
Disciplina
Resistência
Perspectiva pós-estruturalista
Power relationships
Body
Discipline
Endurance
Post-structuralist perspective
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2929
Issue Date: 29-Apr-2010
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.