Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2922
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fernandogralhadesouza.pdf9.08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: A belle époque carioca: imagens da modernidade na obra de Augusto Malta. (1900-1920)
Autor(es): Souza, Fernando Gralha de
Primeiro Orientador: Lino, Sônia Cristina da Fonseca Machado
Membro da banca: Viscardi, Cláudia Maria Ribeiro
Membro da banca: Santos, Fernando Sergio Dumas dos
Resumo: O objetivo deste trabalho é perceber o modo como, no Rio de Janeiro da belle époque, a idéia de carioca, de modernidade e seus contrapontos são construídos, pensados, dados a ver através da fotografia de Augusto Malta. Procuramos, portanto, compreender como Malta, enquanto sujeito social, apresenta a sociedade carioca elaborando representações através de imagens fotográficas. Mostrar como estas imagens descrevem a realidade da belle époque carioca não como um espelho, mas como uma “visão de mundo” entre outras possíveis, como uma interpretação daquilo que a sociedade era no momento do click do fotógrafo ou, daquilo que ela poderia vir a ser no futuro. Entendemos, portanto, a obra do fotógrafo Augusto Malta como uma determinada “prova visual” do contexto de belle époque carioca, que sempre encontrou-se entre dois modos de existência: como mensagem direta, objetiva, culturalmente consagrada pela sua origem de tecnologia aplicada e aparentemente sem necessidade de decodificações, e como uma mensagem polissêmica, dúbia, refratora da realidade.
Abstract: The objective of this paper is to perceive the way as, in Rio de Janeiro of belle époque, the idea of Carioca, the modernity and its counterpoints are constructed, thought and given to understand through the photography of Augusto Malta. We aim, therefore, to understand as Malta, while social person, presents the Carioca society elaborating representations through photographic images. We intend to show as these images describe the reality of belle époque Carioca, not as a mirror, but as a “vision of world”, among other possibilities as an interpretation of what the society was at the moment of click of the photographer or, of what it could be in the future. We understand, thus, the workmanship of the photographer Augusto Malta as one particular “visual proof” of the Carioca context of belle époque, which was be always between two ways of existence: as direct, objective message, culturally established by its origin of applied technology and, apparently, without necessity of decodings, and as a polissemic message, ambiguous, that give us the refraction of the reality.
Palavras-chave: Fotografia
Augusto Malta
Rio de Janeiro
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em História
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2922
Data do documento: 23-Out-2008
Aparece nas coleções:Mestrado em História (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.