https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2922
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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fernandogralhadesouza.pdf | 9.08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | A belle époque carioca: imagens da modernidade na obra de Augusto Malta. (1900-1920) |
Autor(es): | Souza, Fernando Gralha de |
Primeiro Orientador: | Lino, Sônia Cristina da Fonseca Machado |
Membro da banca: | Viscardi, Cláudia Maria Ribeiro |
Membro da banca: | Santos, Fernando Sergio Dumas dos |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é perceber o modo como, no Rio de Janeiro da belle époque, a idéia de carioca, de modernidade e seus contrapontos são construídos, pensados, dados a ver através da fotografia de Augusto Malta. Procuramos, portanto, compreender como Malta, enquanto sujeito social, apresenta a sociedade carioca elaborando representações através de imagens fotográficas. Mostrar como estas imagens descrevem a realidade da belle époque carioca não como um espelho, mas como uma “visão de mundo” entre outras possíveis, como uma interpretação daquilo que a sociedade era no momento do click do fotógrafo ou, daquilo que ela poderia vir a ser no futuro. Entendemos, portanto, a obra do fotógrafo Augusto Malta como uma determinada “prova visual” do contexto de belle époque carioca, que sempre encontrou-se entre dois modos de existência: como mensagem direta, objetiva, culturalmente consagrada pela sua origem de tecnologia aplicada e aparentemente sem necessidade de decodificações, e como uma mensagem polissêmica, dúbia, refratora da realidade. |
Abstract: | The objective of this paper is to perceive the way as, in Rio de Janeiro of belle époque, the idea of Carioca, the modernity and its counterpoints are constructed, thought and given to understand through the photography of Augusto Malta. We aim, therefore, to understand as Malta, while social person, presents the Carioca society elaborating representations through photographic images. We intend to show as these images describe the reality of belle époque Carioca, not as a mirror, but as a “vision of world”, among other possibilities as an interpretation of what the society was at the moment of click of the photographer or, of what it could be in the future. We understand, thus, the workmanship of the photographer Augusto Malta as one particular “visual proof” of the Carioca context of belle époque, which was be always between two ways of existence: as direct, objective message, culturally established by its origin of applied technology and, apparently, without necessity of decodings, and as a polissemic message, ambiguous, that give us the refraction of the reality. |
Palavras-chave: | Fotografia Augusto Malta Rio de Janeiro |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICH – Instituto de Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em História |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2922 |
Data do documento: | 23-Out-2008 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História (Dissertações) |
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