Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2902
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
duartedemagalhaesbarbalho.pdf3.34 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: O Colégio de Aplicação-CAP/COLUNI da Universidade Federal de Viçosa: histórias de sucesso (memórias e identidade)
Author: Barbalho, Duarte de Magalhães
First Advisor: Miranda, Sônia Regina
Referee Member: Azevedo, Denilson Santos de
Referee Member: Martins, André Silva
Resumo: Este estudo investiga a história institucional e as histórias contadas por alunos do Colégio de Aplicação - CAP/COLUNI, da Universidade Federal de Viçosa, tentando compreender como se construiu uma ‘memória coletiva’ de Histórias de Sucessos sobre essa escola de Ensino Médio. Por intermédio das memórias individuais de alunos e de professores do colégio, buscou-se compreender como esse discurso é produzido, apropriado e atualizado, transformando-se em uma ‘tradição’ que gera um sentimento de pertencimento aos atores sociais envolvidos com esta instituição. Em nossa análise nos valemos principalmente de métodos e instrumentos da História Oral, além do resgate de fontes escritas de cunho arquivístico e bibliográfico. Através de entrevistas, de narrativas de histórias de vida, de depoimentos e de imagens fotográficas, tentamos apreender como o sentimento coletivo de pertencimento, que cria uma identidade singular para essa escola, foi fixado pelas práticas do cotidiano escolar de seus alunos e professores. Como aporte teórico para analisar o significado da tradição escolar nesta instituição, utilizamos o conceito de ‘tradição inventada’, que foi desenvolvido por HOBSBAWM. Para a compreensão do significado da idéia de sucessos inscrita na memória dos ex-alunos do CAP/COLUNI também nos valemos da noção de inculcação de ‘habitus’ inscritas em BOURDIEU, LAHIRE e CHARLOT, as quais nos auxiliaram na explicação das relações dos jovens com o saber nas implicações de situação de sucesso ou de fracasso escolar.
Abstract: This study investigates both the institutional history and the stories told by the students of the Application High-School – CAP/COLUNI of the Federal University of Viçosa, State of Minas Gerais. The main objective is to have an understanding of how a ‘group memory’ of success stories about this high-school was constructed. From individual memories of students and teachers it aimed to understand how this speech is produced, materialized and kept up dated and then becoming a tradition. This creates a feeling of belonging to the social characters involved in this institution. The methodological issue was the Oral History, written source from archives and bibliography. Through interviews, narratives, statements and images, this study try to grasp how this group felling of belonging, shows a particular identity of this school. This happened mainly because of the daily school practice. As a theoretical support to analyze the meaning of school tradition in this institution concept used was the ‘invented tradition’, which was developed by HOBSBAWM. In order to understand the meaning of the idea of successes inside the CAP/COLUNI’S former students memory, it was issued the notion of ‘habitus’ inquirement found in BOURDIEU, LAHIRE and CHARLOT which helped in the explanation of the teenagers relationship with the knowledge of the school implications.
Keywords: Colégio de Aplicação
Memória
Identidade
Sentimento de pertencimento
Tradição escolar
Application High-School
Memory
Identity
Feeling of belonging
School tradition
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2902
Issue Date: 9-Jun-2008
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.