Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2902
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
duartedemagalhaesbarbalho.pdf3.34 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Miranda, Sônia Regina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700208T6pt_BR
dc.contributor.referee1Azevedo, Denilson Santos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727908H2pt_BR
dc.contributor.referee2Martins, André Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700494H9pt_BR
dc.creatorBarbalho, Duarte de Magalhães-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4244188J9pt_BR
dc.date.accessioned2016-10-25T12:26:26Z-
dc.date.available2016-10-20-
dc.date.available2016-10-25T12:26:26Z-
dc.date.issued2008-06-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2902-
dc.description.abstractThis study investigates both the institutional history and the stories told by the students of the Application High-School – CAP/COLUNI of the Federal University of Viçosa, State of Minas Gerais. The main objective is to have an understanding of how a ‘group memory’ of success stories about this high-school was constructed. From individual memories of students and teachers it aimed to understand how this speech is produced, materialized and kept up dated and then becoming a tradition. This creates a feeling of belonging to the social characters involved in this institution. The methodological issue was the Oral History, written source from archives and bibliography. Through interviews, narratives, statements and images, this study try to grasp how this group felling of belonging, shows a particular identity of this school. This happened mainly because of the daily school practice. As a theoretical support to analyze the meaning of school tradition in this institution concept used was the ‘invented tradition’, which was developed by HOBSBAWM. In order to understand the meaning of the idea of successes inside the CAP/COLUNI’S former students memory, it was issued the notion of ‘habitus’ inquirement found in BOURDIEU, LAHIRE and CHARLOT which helped in the explanation of the teenagers relationship with the knowledge of the school implications.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo investiga a história institucional e as histórias contadas por alunos do Colégio de Aplicação - CAP/COLUNI, da Universidade Federal de Viçosa, tentando compreender como se construiu uma ‘memória coletiva’ de Histórias de Sucessos sobre essa escola de Ensino Médio. Por intermédio das memórias individuais de alunos e de professores do colégio, buscou-se compreender como esse discurso é produzido, apropriado e atualizado, transformando-se em uma ‘tradição’ que gera um sentimento de pertencimento aos atores sociais envolvidos com esta instituição. Em nossa análise nos valemos principalmente de métodos e instrumentos da História Oral, além do resgate de fontes escritas de cunho arquivístico e bibliográfico. Através de entrevistas, de narrativas de histórias de vida, de depoimentos e de imagens fotográficas, tentamos apreender como o sentimento coletivo de pertencimento, que cria uma identidade singular para essa escola, foi fixado pelas práticas do cotidiano escolar de seus alunos e professores. Como aporte teórico para analisar o significado da tradição escolar nesta instituição, utilizamos o conceito de ‘tradição inventada’, que foi desenvolvido por HOBSBAWM. Para a compreensão do significado da idéia de sucessos inscrita na memória dos ex-alunos do CAP/COLUNI também nos valemos da noção de inculcação de ‘habitus’ inscritas em BOURDIEU, LAHIRE e CHARLOT, as quais nos auxiliaram na explicação das relações dos jovens com o saber nas implicações de situação de sucesso ou de fracasso escolar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectColégio de Aplicaçãopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectSentimento de pertencimentopt_BR
dc.subjectTradição escolarpt_BR
dc.subjectApplication High-Schoolpt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectFeeling of belongingpt_BR
dc.subjectSchool traditionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO Colégio de Aplicação-CAP/COLUNI da Universidade Federal de Viçosa: histórias de sucesso (memórias e identidade)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.