Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2870
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
michelenazaretdealmeida.pdf729.3 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Vivências matemáticas: a construção de conhecimentos no cotidiano de um pedreiro
Author: Almeida, Michele Nazaret de
First Advisor: Detoni, Adlai Ralph
Referee Member: Clareto, Sônia Maria
Referee Member: Anastacio, Maria Queiroga Amoroso
Referee Member: Teixeira, Beatriz de Basto
Referee Member: Bellini, Maria
Resumo: Este trabalho pretende compreender como o conhecimento matemático é construído por trabalhadores da construção civil, no exercício de suas funções num canteiro de obras. Para isso, busca questionar o modelo de conhecimento que vem se constituindo como pensamento hegemônico há tanto tempo, o modelo cartesiano/ocidental, com o intuito de constituir um olhar crítico sobre ele. Pautando-se na compreensão do conhecimento como construção que acontece nas práticas sócio-culturais, essa pesquisa procura compreender como um trabalhador da construção civil constitui seus conhecimentos matemáticos em situações de trabalho ao mesmo tempo em que se constitui na pessoa que é. A pesquisa se pretende afim com a perspectiva Etnomatemática, já que essa vertente da educação matemática possibilita novos olhares sobre a educação e sobre a matemática, na tentativa de compreender o conhecimento como um modo que as pessoas possuem de se constituir no mundo, diante da realidade a qual vivenciam. A pesquisa pretende se constituir em uma abordagem qualitativa, pois busca compreender como o fenômeno se constitui para aqueles que o experimentam, seus modos de significá-lo, as concepções que dele têm.
Abstract: This work aims to understand how the mathematical knowledge is built by employees of the construction, in the exercise of its functions in a gantry works. To do this, search questioning the model of knowledge that has been constituted as hegemonic thought long, the model Cartesian/Occidental in order to be a critical eye on him. Guiding up in the understanding of knowledge as construction is happening in the socio-cultural practices, such research seeks to understand how an employee of the construction build their mathematical knowledge in situations of working at the same time that is the person who is. The research is to be related with the prospect Ethnomathematics, since this aspect of mathematics education allows new visions on education and on the math, in an attempt to understand the knowledge as a way that people have to be in the world, ahead of reality which experience. The research seeks to be an qualitative approach, because search understand how the phenomenon is constituted for those that experience, their modes of mean it, the concepts that have it.
Keywords: Etnomatemática
Conhecimento matemático
Práticas sócio-culturais
Construção civil
Ethnomathematics
Mathematical knowledge
Practices socio-cultural
Civil construction
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2870
Issue Date: 24-Mar-2008
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.