Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2870
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
michelenazaretdealmeida.pdf729.3 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Detoni, Adlai Ralph-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708701J8pt_BR
dc.contributor.referee1Clareto, Sônia Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760090H3pt_BR
dc.contributor.referee2Anastacio, Maria Queiroga Amoroso-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780835Z6pt_BR
dc.contributor.referee3Teixeira, Beatriz de Basto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707321Y6pt_BR
dc.contributor.referee4Bellini, Maria-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721939P6pt_BR
dc.creatorAlmeida, Michele Nazaret de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4759779Y6pt_BR
dc.date.accessioned2016-10-25T12:06:13Z-
dc.date.available2016-10-18-
dc.date.available2016-10-25T12:06:13Z-
dc.date.issued2008-03-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2870-
dc.description.abstractThis work aims to understand how the mathematical knowledge is built by employees of the construction, in the exercise of its functions in a gantry works. To do this, search questioning the model of knowledge that has been constituted as hegemonic thought long, the model Cartesian/Occidental in order to be a critical eye on him. Guiding up in the understanding of knowledge as construction is happening in the socio-cultural practices, such research seeks to understand how an employee of the construction build their mathematical knowledge in situations of working at the same time that is the person who is. The research is to be related with the prospect Ethnomathematics, since this aspect of mathematics education allows new visions on education and on the math, in an attempt to understand the knowledge as a way that people have to be in the world, ahead of reality which experience. The research seeks to be an qualitative approach, because search understand how the phenomenon is constituted for those that experience, their modes of mean it, the concepts that have it.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho pretende compreender como o conhecimento matemático é construído por trabalhadores da construção civil, no exercício de suas funções num canteiro de obras. Para isso, busca questionar o modelo de conhecimento que vem se constituindo como pensamento hegemônico há tanto tempo, o modelo cartesiano/ocidental, com o intuito de constituir um olhar crítico sobre ele. Pautando-se na compreensão do conhecimento como construção que acontece nas práticas sócio-culturais, essa pesquisa procura compreender como um trabalhador da construção civil constitui seus conhecimentos matemáticos em situações de trabalho ao mesmo tempo em que se constitui na pessoa que é. A pesquisa se pretende afim com a perspectiva Etnomatemática, já que essa vertente da educação matemática possibilita novos olhares sobre a educação e sobre a matemática, na tentativa de compreender o conhecimento como um modo que as pessoas possuem de se constituir no mundo, diante da realidade a qual vivenciam. A pesquisa pretende se constituir em uma abordagem qualitativa, pois busca compreender como o fenômeno se constitui para aqueles que o experimentam, seus modos de significá-lo, as concepções que dele têm.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectConhecimento matemáticopt_BR
dc.subjectPráticas sócio-culturaispt_BR
dc.subjectConstrução civilpt_BR
dc.subjectEthnomathematicspt_BR
dc.subjectMathematical knowledgept_BR
dc.subjectPractices socio-culturalpt_BR
dc.subjectCivil constructionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleVivências matemáticas: a construção de conhecimentos no cotidiano de um pedreiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.