https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2854
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
iversongeraldodasilva.pdf | 453.54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Verney e a ilustração católica: uma modernidade singular |
Autor(es): | Silva, Iverson Geraldo da |
Primeiro Orientador: | Domingues, Beatriz Helena |
Membro da banca: | Barboza Filho, Rubem |
Membro da banca: | Heynemann, Cláudia Beatriz |
Resumo: | Esta dissertação centra sua análise na obra do padre oratoriano Luís Antônio Verney, O Verdadeiro Método de Estudar (1746) – especificamente no que tange aos temas da ciência moderna e da jurisprudência. O livro foi escrito e tido como oposição ao pensamento neoescolástico, representado pelos jesuítas, e detentora de um cunho filosófico alinhado com a filosofia moderna de fins do século XVII e início do século XVIII. Esta pesquisa questiona tal idéia, argumenta que tais temas, presentes na referida obra, fazem parte de um projeto em convergência com o pensamento oriundo da Ordem Oratoriana em Portugal, que por sua vez se aproximava do pensamento do Estado Português contra a Ordem dos Jesuítas e a favor de uma chamada “Ciência” e “Filosofia” “modernas”. Busco demonstrar que, embora declarando sua adesão a uma idéia “moderna” e alinhada com o tempo em que estava inserido, Verney se apropriou não só das idéias ditas “modernas” como daquelas idéias provenientes da neoescolástica, ou seja, não rompendo e/ou não abrindo mão do conhecimento estabelecido pelo pensamento jesuítico, para propor um meio de superação do sistema educacional inaciano. Por essas características, o consideramos como um singular representante do que aqui conceituamos como Ilustração Católica. |
Abstract: | This dissertation analyses the work The True Method for Studying (1746) (O Verdadeiro Método de Estudar) of the Father oratorian Luis Antonio Verney, - specifically with regard to issues of modern science and jurisprudence. The book was written and considerate as an opposition to thinking neoescolastic, represented by the Jesuits, and as aligned with the philosophy modern of the end of the seventeenth century and beginning of the eighteenth century. This research questions this idea, argues that such themes, present in that work, are part of a project on convergence with the thought arises from the Order Oratorian in Portugal, which in turn approached the thought of Portuguese rule against the Jesuit Order and call for a "Science" and "Philosophy" "modern". We try to demonstrate that, while declaring their adherence to an idea "modern" and aligned with his time, Verney been appropriated not only the ideas called "modern" as these ideas from neoescolastic, not breaking and / or not open-hand knowledge of thought established by Jesuit, to propose a means of overcoming the Ignatian educational system. For these characteristics, the Verney’s work is representative of that we defined as Catholic Illustration. |
Palavras-chave: | Verney O verdadeiro método de estudar Ilustração portuguesa Ilustração católica Jesuítas Verney O verdadeiro método de estudar Portuguese enlightenment Catholic illustration Jesuits |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICH – Instituto de Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em História |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2854 |
Data do documento: | 20-Nov-2008 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História (Dissertações) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.