Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2854
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
iversongeraldodasilva.pdf453.54 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Domingues, Beatriz Helena-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780136A6pt_BR
dc.contributor.referee1Barboza Filho, Rubem-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780804J1pt_BR
dc.contributor.referee2Heynemann, Cláudia Beatriz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791977Z6pt_BR
dc.creatorSilva, Iverson Geraldo da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4711619T2pt_BR
dc.date.accessioned2016-10-22T13:10:09Z-
dc.date.available2016-10-17-
dc.date.available2016-10-22T13:10:09Z-
dc.date.issued2008-11-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2854-
dc.description.abstractThis dissertation analyses the work The True Method for Studying (1746) (O Verdadeiro Método de Estudar) of the Father oratorian Luis Antonio Verney, - specifically with regard to issues of modern science and jurisprudence. The book was written and considerate as an opposition to thinking neoescolastic, represented by the Jesuits, and as aligned with the philosophy modern of the end of the seventeenth century and beginning of the eighteenth century. This research questions this idea, argues that such themes, present in that work, are part of a project on convergence with the thought arises from the Order Oratorian in Portugal, which in turn approached the thought of Portuguese rule against the Jesuit Order and call for a "Science" and "Philosophy" "modern". We try to demonstrate that, while declaring their adherence to an idea "modern" and aligned with his time, Verney been appropriated not only the ideas called "modern" as these ideas from neoescolastic, not breaking and / or not open-hand knowledge of thought established by Jesuit, to propose a means of overcoming the Ignatian educational system. For these characteristics, the Verney’s work is representative of that we defined as Catholic Illustration.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação centra sua análise na obra do padre oratoriano Luís Antônio Verney, O Verdadeiro Método de Estudar (1746) – especificamente no que tange aos temas da ciência moderna e da jurisprudência. O livro foi escrito e tido como oposição ao pensamento neoescolástico, representado pelos jesuítas, e detentora de um cunho filosófico alinhado com a filosofia moderna de fins do século XVII e início do século XVIII. Esta pesquisa questiona tal idéia, argumenta que tais temas, presentes na referida obra, fazem parte de um projeto em convergência com o pensamento oriundo da Ordem Oratoriana em Portugal, que por sua vez se aproximava do pensamento do Estado Português contra a Ordem dos Jesuítas e a favor de uma chamada “Ciência” e “Filosofia” “modernas”. Busco demonstrar que, embora declarando sua adesão a uma idéia “moderna” e alinhada com o tempo em que estava inserido, Verney se apropriou não só das idéias ditas “modernas” como daquelas idéias provenientes da neoescolástica, ou seja, não rompendo e/ou não abrindo mão do conhecimento estabelecido pelo pensamento jesuítico, para propor um meio de superação do sistema educacional inaciano. Por essas características, o consideramos como um singular representante do que aqui conceituamos como Ilustração Católica.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVerneypt_BR
dc.subjectO verdadeiro método de estudarpt_BR
dc.subjectIlustração portuguesapt_BR
dc.subjectIlustração católicapt_BR
dc.subjectJesuítaspt_BR
dc.subjectVerneypt_BR
dc.subjectO verdadeiro método de estudarpt_BR
dc.subjectPortuguese enlightenmentpt_BR
dc.subjectCatholic illustrationpt_BR
dc.subjectJesuitspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleVerney e a ilustração católica: uma modernidade singularpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.