https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2724
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
marialeopoldinapereira.pdf | 6.74 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Blogs literários nas aulas de língua portuguesa: uma possibilidade de autoria |
Author: | Pereira, Maria Leopoldina |
First Advisor: | Freitas, Maria Teresa de Assunção |
Referee Member: | Bruno, Adriana Rocha |
Referee Member: | Corrêa, Hércules Toledo |
Resumo: | Partindo da constatação de que os blogs literários têm se tornado um importante instrumento de produção e divulgação da escrita literária, e que a internet é na contemporaneidade um campo no qual os jovens transitam, a presente pesquisa busca compreender, junto a três professoras do Ensino Fundamental II do Colégio de Aplicação João XXIII, de que maneira os blogs literários podem se constituir como uma possibilidade de formação do aluno–autor no processo de produção escrita no interior das aulas de Língua Portuguesa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de abordagem histórico-cultural fundamentada em Lev S. Vygotsky e Mikhail Bakhtin. Para tal apresenta-se um percurso histórico dos blogs na rede mundial de computadores, com ênfase nas suas utilizações no Brasil, realizando uma revisão de literatura em trabalhos acadêmicos, livros e sites que tratam do tema. Discute-se a escolarização da literatura e a sua relação com a internet. Os blogs literários são compreendidos enquanto gênero do discurso, tendo como base a concepção de gêneros discursivos presente na teoria enunciativa da linguagem de Bakhtin e seu Círculo. Os conceitos de imaginação, arte, desenvolvimento, aprendizagem e mediação em Vygotsky orientam a compreensão do trabalho com blogs literários no espaço escolar. A investigação se desenvolveu através dos seguintes instrumentos metodológicos: a observação no processo de construção dos blogs literários com os alunos e as entrevistas dialógicas com as três professoras envolvidas. A análise de dados está organizada em três categorias: (a) os blogs literários enquanto gênero do discurso; (b) o blog literário enquanto possibilidade de autoria e (c) o papel mediador do professor. |
Abstract: | In the contemporary world, it is well known that literary blogs have become an important instrument of production and propagation of literary written, as well as the internet is a field where the youngsters surf. Therefore, this research try to understand, with three teachers of the Ensino Fundamental II of the Colégio de Aplicação João XXIII, how the literary blogs can be one possibility of the learner’s formation – which is the author of the written production ins the Portuguese classrooms. This paper presents a qualitative research based on the historical cultural assertions of Lev. S. Vygostsky and Mikhail Bakhtin. Firstly, this paper deals with an historical background of the blogs in the wide computer network. In addition, it emphasizes the brazilians’ usages of blogs, concerning academic works, books and sites. Furthermore, it discusses the education of literature and its relation with the internet. According to Bakhtin’s theory of language, literary blogs are classified as a genre of speech. The concepts of imagination of literature, art, development, learning and mediation based on Vygostsky, guide the comprehension of the work with the following methodological instruments: the observation in the process of construction of the literary blogs with learners and the interviews with the three teachers. The analysis oh the data are organized in three categories: a) the literary blogs as genre of speech; b) the literary blogs as a possibility of creation and; c) the role of the teacher as a mediator. |
Keywords: | Blogs literários Autoria Formação do aluno - autor Literary blogs Creation Formation of the learner – author |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Access Type: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2724 |
Issue Date: | 9-Jul-2010 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação (Dissertações) |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.