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dc.contributor.advisor1Freitas, Maria Teresa de Assunção-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790567Y0pt_BR
dc.contributor.referee1Bruno, Adriana Rocha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753894P2pt_BR
dc.contributor.referee2Corrêa, Hércules Toledo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793453Z4pt_BR
dc.creatorPereira, Maria Leopoldina-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4279280T7pt_BR
dc.date.accessioned2016-10-05T11:33:08Z-
dc.date.available2016-10-04-
dc.date.available2016-10-05T11:33:08Z-
dc.date.issued2010-07-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2724-
dc.description.abstractIn the contemporary world, it is well known that literary blogs have become an important instrument of production and propagation of literary written, as well as the internet is a field where the youngsters surf. Therefore, this research try to understand, with three teachers of the Ensino Fundamental II of the Colégio de Aplicação João XXIII, how the literary blogs can be one possibility of the learner’s formation – which is the author of the written production ins the Portuguese classrooms. This paper presents a qualitative research based on the historical cultural assertions of Lev. S. Vygostsky and Mikhail Bakhtin. Firstly, this paper deals with an historical background of the blogs in the wide computer network. In addition, it emphasizes the brazilians’ usages of blogs, concerning academic works, books and sites. Furthermore, it discusses the education of literature and its relation with the internet. According to Bakhtin’s theory of language, literary blogs are classified as a genre of speech. The concepts of imagination of literature, art, development, learning and mediation based on Vygostsky, guide the comprehension of the work with the following methodological instruments: the observation in the process of construction of the literary blogs with learners and the interviews with the three teachers. The analysis oh the data are organized in three categories: a) the literary blogs as genre of speech; b) the literary blogs as a possibility of creation and; c) the role of the teacher as a mediator.pt_BR
dc.description.resumoPartindo da constatação de que os blogs literários têm se tornado um importante instrumento de produção e divulgação da escrita literária, e que a internet é na contemporaneidade um campo no qual os jovens transitam, a presente pesquisa busca compreender, junto a três professoras do Ensino Fundamental II do Colégio de Aplicação João XXIII, de que maneira os blogs literários podem se constituir como uma possibilidade de formação do aluno–autor no processo de produção escrita no interior das aulas de Língua Portuguesa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de abordagem histórico-cultural fundamentada em Lev S. Vygotsky e Mikhail Bakhtin. Para tal apresenta-se um percurso histórico dos blogs na rede mundial de computadores, com ênfase nas suas utilizações no Brasil, realizando uma revisão de literatura em trabalhos acadêmicos, livros e sites que tratam do tema. Discute-se a escolarização da literatura e a sua relação com a internet. Os blogs literários são compreendidos enquanto gênero do discurso, tendo como base a concepção de gêneros discursivos presente na teoria enunciativa da linguagem de Bakhtin e seu Círculo. Os conceitos de imaginação, arte, desenvolvimento, aprendizagem e mediação em Vygotsky orientam a compreensão do trabalho com blogs literários no espaço escolar. A investigação se desenvolveu através dos seguintes instrumentos metodológicos: a observação no processo de construção dos blogs literários com os alunos e as entrevistas dialógicas com as três professoras envolvidas. A análise de dados está organizada em três categorias: (a) os blogs literários enquanto gênero do discurso; (b) o blog literário enquanto possibilidade de autoria e (c) o papel mediador do professor.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBlogs literáriospt_BR
dc.subjectAutoriapt_BR
dc.subjectFormação do aluno - autorpt_BR
dc.subjectLiterary blogspt_BR
dc.subjectCreationpt_BR
dc.subjectFormation of the learner – authorpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleBlogs literários nas aulas de língua portuguesa: uma possibilidade de autoriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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