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Tipo: Tese
Título: Identidade profissional docente e participação sindical
Autor(es): Raposo, Danielle Maria Vieira Alves
Primeiro Orientador: Sarmento, Diva Chaves
Membro da banca: Melo, Savana Diniz Gomes
Membro da banca: Gindin, Julián José
Membro da banca: Calderano, Maria da Assunção
Membro da banca: Souza, Dileno Dustan Lucas de
Resumo: O estudo que desenvolvemos teve como objetivo verificar se a participação em sindicato docente tem oportunizado a criação ou o fortalecimento da identidade profissional entre os professores sindicalizados. O período considerado nesta análise compreende os anos de 2004 a 2010. Para tanto abordamos como panorama geral as influências da perspectiva neoliberal na educação e na própria delimitação das ações dos sindicatos no país, com maior destaque para a trajetória dos sindicatos docentes. A interlocução teórica nesta pesquisa se dá com autores tais como Dalila Andrade Oliveira, Antonio Nóvoa, Maria da Glória Gohn e Armando Boito Jr. cujas discussões podem contribuir para a compreensão dos temas elencados neste estudo, sendo estes: formação do professor e identidade profissional docente; participação política e sindicalismo. Como instrumentos metodológicos contamos com análise documental e a realização de entrevista com professores sindicalizados e diretores da entidade sindical. O estudo demonstrou que, para a maior parte dos educadores entrevistados, esta participação não é a principal referência na formação da identidade profissional do professor. Questões como histórias de vida, influência familiar e a própria prática são citadas por quase todos, como estando na base da formação e da docência. Na perspectiva dos diretores entrevistados, além dos fatores enunciados, a participação sindical possui papel de destaque na conscientização do grupo e na criação da identidade profissional, havendo a necessidade de que esta ideia seja melhor trabalhada entre os professores mais jovens que passaram a compor o quadro sindical docente nos últimos anos. Neste estudo, de um modo geral, a justificativa para a participação sindical surge associada a garantia de direitos e condições trabalhistas.
Abstract: In this study, we analyzed whether the participation of teachers in the Teachers’ Union have provided opportunities for either the creation or the strengthening of their professional identities at public district schools. It was considered the period between 2004 and 2010. For this, we approached the influences of the neoliberal perspective on education and on the delimitation of unions’ actions across the country, emphasizing the paths taken by teachers’ unions. Our theoretical basis is grounded in Dalila Andrade Oliveira, Antonio Nóvoa, Maria da Glória Gohn and Armando Boito Jr., whose discussions contribute to the comprehension of themes selected: teachers’ education and professional identity; political participation and unionism. As for methodological tools, we used document analysis and interviews with teachers adhered and directors of this institution. This study demonstrated that, for most teachers interviewed, union participation is not the main reference in the professionals’ identity formation. Topics like life stories, family influence and teachers’ own practices are mentioned by nearly all as being in the basis of education and teaching. As far as the perspectives of directors interviewed are concerned – besides the aforementioned reasons – union participation plays an imperative role in raising members’ political awareness and in creating a professional identity. Then, it is necessary to make this idea more discussed amongst younger teachers who have taken part in the city’s district union for the last years. In this research, in general, the reasons for adhering are related to warranty of rights and labor conditions.
Palavras-chave: Sindicato docente
Participação
Identidade profissional
Teachers’ union
Participation
Professional identity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2704
Data do documento: 30-Set-2015
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação (Teses)



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