Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2704
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
daniellemariavieiraalvesraposo.pdf1.91 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Sarmento, Diva Chaves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780067Z6pt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Savana Diniz Gomes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707263A1pt_BR
dc.contributor.referee2Gindin, Julián José-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713079P8pt_BR
dc.contributor.referee3Calderano, Maria da Assunção-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700993A2pt_BR
dc.contributor.referee4Souza, Dileno Dustan Lucas de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762372Z9pt_BR
dc.creatorRaposo, Danielle Maria Vieira Alves-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775014H6pt_BR
dc.date.accessioned2016-10-04T15:55:05Z-
dc.date.available2016-09-27-
dc.date.available2016-10-04T15:55:05Z-
dc.date.issued2015-09-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2704-
dc.description.abstractIn this study, we analyzed whether the participation of teachers in the Teachers’ Union have provided opportunities for either the creation or the strengthening of their professional identities at public district schools. It was considered the period between 2004 and 2010. For this, we approached the influences of the neoliberal perspective on education and on the delimitation of unions’ actions across the country, emphasizing the paths taken by teachers’ unions. Our theoretical basis is grounded in Dalila Andrade Oliveira, Antonio Nóvoa, Maria da Glória Gohn and Armando Boito Jr., whose discussions contribute to the comprehension of themes selected: teachers’ education and professional identity; political participation and unionism. As for methodological tools, we used document analysis and interviews with teachers adhered and directors of this institution. This study demonstrated that, for most teachers interviewed, union participation is not the main reference in the professionals’ identity formation. Topics like life stories, family influence and teachers’ own practices are mentioned by nearly all as being in the basis of education and teaching. As far as the perspectives of directors interviewed are concerned – besides the aforementioned reasons – union participation plays an imperative role in raising members’ political awareness and in creating a professional identity. Then, it is necessary to make this idea more discussed amongst younger teachers who have taken part in the city’s district union for the last years. In this research, in general, the reasons for adhering are related to warranty of rights and labor conditions.pt_BR
dc.description.resumoO estudo que desenvolvemos teve como objetivo verificar se a participação em sindicato docente tem oportunizado a criação ou o fortalecimento da identidade profissional entre os professores sindicalizados. O período considerado nesta análise compreende os anos de 2004 a 2010. Para tanto abordamos como panorama geral as influências da perspectiva neoliberal na educação e na própria delimitação das ações dos sindicatos no país, com maior destaque para a trajetória dos sindicatos docentes. A interlocução teórica nesta pesquisa se dá com autores tais como Dalila Andrade Oliveira, Antonio Nóvoa, Maria da Glória Gohn e Armando Boito Jr. cujas discussões podem contribuir para a compreensão dos temas elencados neste estudo, sendo estes: formação do professor e identidade profissional docente; participação política e sindicalismo. Como instrumentos metodológicos contamos com análise documental e a realização de entrevista com professores sindicalizados e diretores da entidade sindical. O estudo demonstrou que, para a maior parte dos educadores entrevistados, esta participação não é a principal referência na formação da identidade profissional do professor. Questões como histórias de vida, influência familiar e a própria prática são citadas por quase todos, como estando na base da formação e da docência. Na perspectiva dos diretores entrevistados, além dos fatores enunciados, a participação sindical possui papel de destaque na conscientização do grupo e na criação da identidade profissional, havendo a necessidade de que esta ideia seja melhor trabalhada entre os professores mais jovens que passaram a compor o quadro sindical docente nos últimos anos. Neste estudo, de um modo geral, a justificativa para a participação sindical surge associada a garantia de direitos e condições trabalhistas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSindicato docentept_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectIdentidade profissionalpt_BR
dc.subjectTeachers’ unionpt_BR
dc.subjectParticipationpt_BR
dc.subjectProfessional identitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleIdentidade profissional docente e participação sindicalpt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Educação (Teses)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.