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Clase: Dissertação
Título : Eficácia dos processos de linkagem na avaliação educacional em larga escala
Autor(es): Silva, Wellington
Orientador: Soares, Tufi Machado
Miembros Examinadores: Magrone, Eduardo
Miembros Examinadores: Gestoso, Jose Ignacio Cano
Miembros Examinadores: Gremaud, Amaury Patrick
Resumo: Em 1997, através do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – SAEB, definiu-se a escala de proficiência para o Brasil. A partir de então, praticamente todas as avaliações em larga escala realizadas por diversos estados brasileiros têm procurado manter uma comparabilidade de resultados com essa escala, por meio da Metodologia da Teoria da Resposta ao Item – TRI. Entretanto observa-se uma diversidade de situações ao se analisar as diferentes avaliações realizadas pelos Estados brasileiro e até mesmo no próprio SAEB. Nesse trabalho, apresentaremos alguns aspectos técnicos necessários para se garantir a comparabilidade nos procedimentos de linkagem de avaliações, bem como as características das avaliações do SAEB e de alguns estados brasileiros ao longo do tempo.
Resumen : In 1997, through the National System of Basic Education Evaluation ( SAEB ), the proficiency scale for Brazil was defined. From that time on, almost all the assessment realized by several Brazilian states have tried to keep a result comparability with this scale through Item Response Theory Methodology ( IRT ). However, a variety of situations is observed when different assessments realized in Brazilian states or even at SAEB are analyzed.In this article, some technical aspects needed for ensuring the comparability in the assessment linking procedures are presented, as well as the characteristic of SAEB´s assessment and some Brazilian states´ assessment throughout time.
Palabras clave : Teoria da resposta ao item (TRI)
Avaliação em larga escala
Métodos de equalização (linkagem)
Item response theory ( TRI )
Large scale assessment
Equalization methods
Linkage
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2699
Fecha de publicación : 14-sep-2010
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação (Dissertações)



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