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dc.contributor.advisor1Soares, Tufi Machado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721718E0pt_BR
dc.contributor.referee1Magrone, Eduardo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728287E0pt_BR
dc.contributor.referee2Gestoso, Jose Ignacio Cano-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769729T8pt_BR
dc.contributor.referee3Gremaud, Amaury Patrick-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782807A7pt_BR
dc.creatorSilva, Wellington-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4139540J3pt_BR
dc.date.accessioned2016-10-04T15:48:47Z-
dc.date.available2016-09-20-
dc.date.available2016-10-04T15:48:47Z-
dc.date.issued2010-09-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2699-
dc.description.abstractIn 1997, through the National System of Basic Education Evaluation ( SAEB ), the proficiency scale for Brazil was defined. From that time on, almost all the assessment realized by several Brazilian states have tried to keep a result comparability with this scale through Item Response Theory Methodology ( IRT ). However, a variety of situations is observed when different assessments realized in Brazilian states or even at SAEB are analyzed.In this article, some technical aspects needed for ensuring the comparability in the assessment linking procedures are presented, as well as the characteristic of SAEB´s assessment and some Brazilian states´ assessment throughout time.pt_BR
dc.description.resumoEm 1997, através do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – SAEB, definiu-se a escala de proficiência para o Brasil. A partir de então, praticamente todas as avaliações em larga escala realizadas por diversos estados brasileiros têm procurado manter uma comparabilidade de resultados com essa escala, por meio da Metodologia da Teoria da Resposta ao Item – TRI. Entretanto observa-se uma diversidade de situações ao se analisar as diferentes avaliações realizadas pelos Estados brasileiro e até mesmo no próprio SAEB. Nesse trabalho, apresentaremos alguns aspectos técnicos necessários para se garantir a comparabilidade nos procedimentos de linkagem de avaliações, bem como as características das avaliações do SAEB e de alguns estados brasileiros ao longo do tempo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeoria da resposta ao item (TRI)pt_BR
dc.subjectAvaliação em larga escalapt_BR
dc.subjectMétodos de equalização (linkagem)pt_BR
dc.subjectItem response theory ( TRI )pt_BR
dc.subjectLarge scale assessmentpt_BR
dc.subjectEqualization methodspt_BR
dc.subjectLinkagept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEficácia dos processos de linkagem na avaliação educacional em larga escalapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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