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Clase: Dissertação
Título : Brincar(es) na infância: possibilidades no contexto da doença falciforme e da hemofilia
Autor(es): Oliveira, Luciana da Silva de
Orientador: Silva, Léa Stahlschmidt Pinto
Miembros Examinadores: Borba, Angela Meyer
Miembros Examinadores: Freitas, Maria Teresa de Assunção
Miembros Examinadores: Lopes, Jader Janer Moreira
Miembros Examinadores: Marques, Luciana Pacheco
Resumo: O presente estudo investigou como o brincar se faz presente no cotidiano de crianças portadoras de doença falciforme e de crianças portadoras de hemofilia. Trata-se de sujeitos que possuem uma doença crônica no sangue, com a qual terão de conviver ao longo de toda a vida. Devido a isso, demandam cautela quando à prática de atividades extenuantes. A fim de responder minha questão, decidi realizar uma triangulação envolvendo entrevistas com as mães, desenhos com as crianças e observação do contexto escolar em que estão inseridas. Os achados foram analisados na perspectiva do paradigma indiciário na linha de Ginzburg, compreendendo que cada dado se constitui como peculiar. Como respaldo teórico, busquei as contribuições de dois grandes autores: Winnicott e Vigotski. O primeiro foi médico pediatra e, ao imbricar-se no mundo da psicanálise, buscou compreender questões diversas da natureza humana, dentre as quais o brincar. Com base em suas contribuições, desvelei, junto à maternagem suficientemente boa, o contexto familiar da doença, bem como a relação do brincar com a saúde. Com Vigotski, na linha do materialismo histórico-dialético, busquei compreender os aspectos do brincar no espaço da vida, entre as pessoas e as instituições que medeiam as relações construídas socialmente. É esse autor quem me auxilia a dialogar com as crianças e a compreender tanto as possibilidades do brincar, como o contexto escolar dos sujeitos pesquisados. Os achados me levaram a concluir que, apesar de demandar certos cuidados para a manutenção do bem estar do sujeito, a doença falciforme e a hemofilia não impedem que a criança tenha qualidade de vida e que o brincar, mesmo nas ocasiões mais delicadas, em que os sintomas se agravam, não apenas pode ser exercido e explorado, como contribui para a promoção da saúde.
Resumen : The playing act was investigated by this study in its meaning to the children’s daily with falciform and hemophilie diseases. We are talking about subjects who has a blood chronic disease that will last during their entire lives. Because of that, they need more care when tiresome activities practices are done. To turn possible answer our question, we decide to carry out a triangling among mother’ interviews, drawings with children and observation of the school context in which they are put in. The findings were analysed in the Ginzburg indicering paradigm perspetive understanding each record as a peculiar one. By theoretical supporting, we have the Winnicott and Vigotski contributions. Winnicott was a pediatrician doctor who immersing himself in psychoanalysis, sought understand different questions about human nature, inluding playing act. Based in his contributions, we can reveal together with a good mothering the familiar and context disease and a relation between playing act and health. With Vigotski and his historic-dialetic materialism, we seek to understand the playing act aspects in the life space between people and institutions that mediate relations socially constructed. This author helps us to talk with children and to understand as the playing act possibilities as the school context of the researched subjetcts. The findings lead us to conclude that falciform and hemophilie diseases don’t hinder child to have a good quality life, in spite of the care that must be spend to garantie the person well-being. The playing act, even in the difficult occasions when the symptoms are intensified, can be carried out and explored.
Palabras clave : Brincar
Doença falciforme
Hemofilia
Playing
Falciform disease
Hemophilie
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2693
Fecha de publicación : 20-ago-2010
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação (Dissertações)



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