Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2647
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
lauradeassissouzaesilva.pdf501.47 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Experiência e representação na prosa de ficção brasileira contemporânea
Autor(es): Silva, Laura de Assis Souza e
Orientador: Pereira, Terezinha Maria Scher
Miembros Examinadores: Pereira, Maria Luiza Scher
Miembros Examinadores: Silva, Anderson Pires da
Miembros Examinadores: Pires, André Monteiro Guimarães Dias
Miembros Examinadores: Cardoso, Marília Rothier
Resumo: A presente dissertação tem como foco a hipótese de que é possível observar na prosa de ficção contemporânea alguns traços que apontam para uma tentativa de representação do empobrecimento – também chamado de “esvaziamento” ou “precarização” – da experiência. O objetivo, portanto, é compreender de que modo a literatura do presente, através de estratégias distintas, expressa esse fenômeno, ocasionando assim mudanças profundas no estatuto da narrativa. Para tanto, foi empreendida uma investigação sobre o conceito de “experiência”, abordado por filósofos como Walter Benjamin, Michel Foucault, Maurice Blanchot e Giorgio Agamben. A observação de alguns dos processos sociais da contemporaneidade que vêm modificando esse mesmo conceito de experiência também se constituiu como parte importante da dissertação, e foi realizada à luz das ideias de teóricos como Zygmunt Bauman, Jean Baudrillard e Gilles Lipovetsky. Em um segundo momento, o trabalho concentrou-se na análise das transformações que vêm acontecendo na prosa de ficção contemporânea, dentro de um eixo temático e formal específico, no qual se encontram as obras escolhidas como corpus principal do trabalho, corpus esse constituído por quatro livros de quatro escritores brasileiros: O vôo da madrugada (2003), de Sérgio Sant’Anna, Paraísos artificiais (2004), de Paulo Henriques Britto, Sonho interrompido por guilhotina (2005), de Joca Reiners Terron e A página assombrada por fantasmas (2011), de Antônio Xerxenesky.
Resumen : The present dissertation is focused on the hypothesis that it’s possible to see on the contemporary fiction prose some traces that point to an attempt of reproduces the impoverishment – also known as “deflationism” or “precariousness” – of experience. The point is to understand how the literature from today can, through different strategies, express this phenomenon, changing deeply the narrative statute. To discuss this hypothesis, was made an investigation about the concept of “experience”, covered by philosophers such as Walter Benjamin, Michel Foucault, Maurice Blanchot and Giorgio Agamben. The observation of some contemporary social processes which are changing the concept of experience was also a vital part of this essay, and it was made under the works of Zygmunt Bauman, Jean Baudrillard and Gilles Lipovetsky. On a second moment, this dissertation focused on the analysis of the changes in contemporary fiction prose, in a specific thematic and formal axis, in which are the books chosen as main corpus of this essay. This corpus consists on four books from four brazilian writers: O vôo da madrugada (2003), from Sérgio Sant’Anna, Paraísos artificiais (2004), from Paulo Henriques Britto, Sonho interrompido por guilhotina (2005), from Joca Reiners Terron and A página assombrada por fantasmas (2011), from Antônio Xerxenesky.
Palabras clave : Experiência
Contemporaneidade
Representação
Experience
Contemporaneity
Representation
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2647
Fecha de publicación : 16-dic-2011
Aparece en las colecciones: Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.