https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2589
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tiagorubini.pdf | 11.39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Sonoridade eletrônica, arte tecnocientífica e gênero: uma abordagem teórico-prática |
Autor(es): | Rubini, Tiago Pinheiro Lima |
Orientador: | Nunes, Raquel Rennó |
Co-orientador: | Fenerich, Alexandre Sperandéo |
Miembros Examinadores: | Palombini, Carlos |
Miembros Examinadores: | Preciosa, Rosane |
Resumo: | O presente trabalho é uma incursão teórica e prática na arte sonora, mais especificamente na sonoridade eletrônica. Começamos a discussão pelo viés da musicologia e como ela foi afetada pelos estudos de gênero, desde perspectivas feministas até o pós-colonialismo, o transfeminismo, a Teoria Queer, questões de interseccionalidade, etc. . Analisamos obras e trajetórias de mulheres pioneiras da música eletrônica e discutimos o funk carioca e o noise como práticas de ativismo. Na intenção de averiguar mais formas de ativismo artístico, falamos sobre a produção de artistas que trabalham com a tecnociência como plataforma. Ao tratar de ciência e tecnologia, trazemos à tona conceitos da sociologia da ciência e da filosofia contemporânea, e comentamos vida e obra de cientistas pioneiras e pioneiros. Também discutimos alguns dos preceitos da cultura do código aberto, que se alastrou da informática telemática a práticas como o circuit bending e a arte tecnocientífica. A fim de reconhecermos a nossa produção como uma prática de código aberto, detalhamos no último capítulo alguns dos projetos práticos desenvolvidos durante o mestrado com o objetivo de torná-los reprodutíveis por outras pessoas. |
Resumen : | Thefollowingthesisisatheoreticalandpracticalincursioninsoundart,or,morespecifically, in electronic sonority. We start the discussion through musicology and how it was affected by gender studies, from feminist perspectives to post-colonialism, transfeminism, Queer Theory, matters of intersectionality, etc. . We annalyse life and work of pioneer women in electronic music and also discuss carioca funk and noise as forms of activism. In order to further discuss artistic activism, we pay attention to the production of artists who work with technoscience as a platform, dialoguing with some of the queer activist community’s agenda. When talking about technoscience, we come up with concepts proposed by the sociology of science and contemporary philosophy, and comment life and work of pioneer scientists. We will also discuss some of the open source culture precepts, which were spread from telematic computer technologies to practices such as circuit bending and art as scientific research. To acknowledge our production as a form of open source practice, we detail along the last chapter some of the projects developed during our master’s degree research hoping they can be assembled by other people. |
Palabras clave : | Arte e tecnologia Código aberto Gênero Tecnociência Sonoridade eletrônica Art and technology Open source Gender Technoscience Electronic sonority |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | IAD – Instituto de Artes e Design |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2589 |
Fecha de publicación : | 6-may-2016 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.