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Clase: Dissertação
Título : Sonoridade eletrônica, arte tecnocientífica e gênero: uma abordagem teórico-prática
Autor(es): Rubini, Tiago Pinheiro Lima
Orientador: Nunes, Raquel Rennó
Co-orientador: Fenerich, Alexandre Sperandéo
Miembros Examinadores: Palombini, Carlos
Miembros Examinadores: Preciosa, Rosane
Resumo: O presente trabalho é uma incursão teórica e prática na arte sonora, mais especificamente na sonoridade eletrônica. Começamos a discussão pelo viés da musicologia e como ela foi afetada pelos estudos de gênero, desde perspectivas feministas até o pós-colonialismo, o transfeminismo, a Teoria Queer, questões de interseccionalidade, etc. . Analisamos obras e trajetórias de mulheres pioneiras da música eletrônica e discutimos o funk carioca e o noise como práticas de ativismo. Na intenção de averiguar mais formas de ativismo artístico, falamos sobre a produção de artistas que trabalham com a tecnociência como plataforma. Ao tratar de ciência e tecnologia, trazemos à tona conceitos da sociologia da ciência e da filosofia contemporânea, e comentamos vida e obra de cientistas pioneiras e pioneiros. Também discutimos alguns dos preceitos da cultura do código aberto, que se alastrou da informática telemática a práticas como o circuit bending e a arte tecnocientífica. A fim de reconhecermos a nossa produção como uma prática de código aberto, detalhamos no último capítulo alguns dos projetos práticos desenvolvidos durante o mestrado com o objetivo de torná-los reprodutíveis por outras pessoas.
Resumen : Thefollowingthesisisatheoreticalandpracticalincursioninsoundart,or,morespecifically, in electronic sonority. We start the discussion through musicology and how it was affected by gender studies, from feminist perspectives to post-colonialism, transfeminism, Queer Theory, matters of intersectionality, etc. . We annalyse life and work of pioneer women in electronic music and also discuss carioca funk and noise as forms of activism. In order to further discuss artistic activism, we pay attention to the production of artists who work with technoscience as a platform, dialoguing with some of the queer activist community’s agenda. When talking about technoscience, we come up with concepts proposed by the sociology of science and contemporary philosophy, and comment life and work of pioneer scientists. We will also discuss some of the open source culture precepts, which were spread from telematic computer technologies to practices such as circuit bending and art as scientific research. To acknowledge our production as a form of open source practice, we detail along the last chapter some of the projects developed during our master’s degree research hoping they can be assembled by other people.
Palabras clave : Arte e tecnologia
Código aberto
Gênero
Tecnociência
Sonoridade eletrônica
Art and technology
Open source
Gender
Technoscience
Electronic sonority
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: IAD – Instituto de Artes e Design
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2589
Fecha de publicación : 6-may-2016
Aparece en las colecciones: Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



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