Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2589
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tiagorubini.pdf11.39 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Nunes, Raquel Rennó-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708777Z6pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Fenerich, Alexandre Sperandéo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760116A2pt_BR
dc.contributor.referee1Palombini, Carlos-
dc.contributor.referee1Latteshtpp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee2Preciosa, Rosane-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791938T0pt_BR
dc.creatorRubini, Tiago Pinheiro Lima-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4487292T7pt_BR
dc.date.accessioned2016-09-27T15:15:12Z-
dc.date.available2016-09-27-
dc.date.available2016-09-27T15:15:12Z-
dc.date.issued2016-05-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2589-
dc.description.abstractThefollowingthesisisatheoreticalandpracticalincursioninsoundart,or,morespecifically, in electronic sonority. We start the discussion through musicology and how it was affected by gender studies, from feminist perspectives to post-colonialism, transfeminism, Queer Theory, matters of intersectionality, etc. . We annalyse life and work of pioneer women in electronic music and also discuss carioca funk and noise as forms of activism. In order to further discuss artistic activism, we pay attention to the production of artists who work with technoscience as a platform, dialoguing with some of the queer activist community’s agenda. When talking about technoscience, we come up with concepts proposed by the sociology of science and contemporary philosophy, and comment life and work of pioneer scientists. We will also discuss some of the open source culture precepts, which were spread from telematic computer technologies to practices such as circuit bending and art as scientific research. To acknowledge our production as a form of open source practice, we detail along the last chapter some of the projects developed during our master’s degree research hoping they can be assembled by other people.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é uma incursão teórica e prática na arte sonora, mais especificamente na sonoridade eletrônica. Começamos a discussão pelo viés da musicologia e como ela foi afetada pelos estudos de gênero, desde perspectivas feministas até o pós-colonialismo, o transfeminismo, a Teoria Queer, questões de interseccionalidade, etc. . Analisamos obras e trajetórias de mulheres pioneiras da música eletrônica e discutimos o funk carioca e o noise como práticas de ativismo. Na intenção de averiguar mais formas de ativismo artístico, falamos sobre a produção de artistas que trabalham com a tecnociência como plataforma. Ao tratar de ciência e tecnologia, trazemos à tona conceitos da sociologia da ciência e da filosofia contemporânea, e comentamos vida e obra de cientistas pioneiras e pioneiros. Também discutimos alguns dos preceitos da cultura do código aberto, que se alastrou da informática telemática a práticas como o circuit bending e a arte tecnocientífica. A fim de reconhecermos a nossa produção como uma prática de código aberto, detalhamos no último capítulo alguns dos projetos práticos desenvolvidos durante o mestrado com o objetivo de torná-los reprodutíveis por outras pessoas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIAD – Instituto de Artes e Designpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArte e tecnologiapt_BR
dc.subjectCódigo abertopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectTecnociênciapt_BR
dc.subjectSonoridade eletrônicapt_BR
dc.subjectArt and technologypt_BR
dc.subjectOpen sourcept_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectTechnosciencept_BR
dc.subjectElectronic sonoritypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.titleSonoridade eletrônica, arte tecnocientífica e gênero: uma abordagem teórico-práticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.