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Tipo: Dissertação
Título: Serviço social na área da educação: condições e relações de trabalho dos assistentes sociais no município de Juiz de Fora/MG
Autor(es): Neves, Victória Sabatine de Paiva
Primeiro Orientador: Coimbra, Ana Lívia de Souza
Membro da banca: Almeida, Ney Luiz Teixeira de
Membro da banca: Aquino, Isaura Gomes de Carvalho
Resumo: A presente dissertação possui como objetivo analisar e compreender, possuindo como suporte teórico-metodológico a perspectiva materialista dialética, as condições e relações de trabalho dos assistentes sociais inseridos na educação no município de Juiz de Fora/MG. Para tanto, utilizou-se de pesquisa empírica nas instituições de ensino daquele município, nas quais o assistente social é integrante do quadro de funcionários, buscando delinear as condições e relações de trabalho desses profissionais. É sabido que a educação não constitui espaço ocupacional novo para os assistentes sociais, mas também não representa campo de contratação potencial desses profissionais se comparada a outras áreas nas quais esse também se insere. No entanto, verifica-se na atualidade um aumento do quantitativo de profissionais atuando diretamente no campo educacional, sobretudo, devido a importância que este nicho passa a representar para o capital. Assim, apesar de ser verificada uma expansão de postos de trabalho para esses profissionais, observa-se na mesma medida que esta expansão está diretamente relacionada a precarização de suas condições de trabalho na contemporaneidade.
Abstract: This dissertation has the objective to analyze and understand, having as theoretical and methodological support the materialist dialectical perspective, the working conditions and relations of social workers inserted in education in the city of Juiz de Fora/MG. Therefore, it was used empirical research in educational institutions in this city, in which the social worker is a staff’s member, seeking to construct the conditions and labor relations of these professionals. It is known education doesn’t consist in new occupational space for the social workers, but also does not represent potential hiring field to these professionals when compared to other areas in which the social worker is inserted too. However, its presented an increase in the quantity of professionals working directly in the educational field, especially because of the importance this niche represents for the capital. So, although it is verified an expansion of jobs for these professionals, it is observed to the same extent that this expansion is directly related to the precariousness of their working conditions nowadays.
Palavras-chave: Serviço social
Educação
Condições de trabalho
Social work
Education
Work conditions
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Serviço Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Serviço Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2586
Data do documento: 28-Abr-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Serviço Social (Dissertações)



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