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dc.contributor.advisor1Coimbra, Ana Lívia de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792006Z7pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Ney Luiz Teixeira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796523A3pt_BR
dc.contributor.referee2Aquino, Isaura Gomes de Carvalho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763736E7pt_BR
dc.creatorNeves, Victória Sabatine de Paiva-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4338550Z1pt_BR
dc.date.accessioned2016-09-26T20:34:25Z-
dc.date.available2016-09-26-
dc.date.available2016-09-26T20:34:25Z-
dc.date.issued2016-04-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2586-
dc.description.abstractThis dissertation has the objective to analyze and understand, having as theoretical and methodological support the materialist dialectical perspective, the working conditions and relations of social workers inserted in education in the city of Juiz de Fora/MG. Therefore, it was used empirical research in educational institutions in this city, in which the social worker is a staff’s member, seeking to construct the conditions and labor relations of these professionals. It is known education doesn’t consist in new occupational space for the social workers, but also does not represent potential hiring field to these professionals when compared to other areas in which the social worker is inserted too. However, its presented an increase in the quantity of professionals working directly in the educational field, especially because of the importance this niche represents for the capital. So, although it is verified an expansion of jobs for these professionals, it is observed to the same extent that this expansion is directly related to the precariousness of their working conditions nowadays.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação possui como objetivo analisar e compreender, possuindo como suporte teórico-metodológico a perspectiva materialista dialética, as condições e relações de trabalho dos assistentes sociais inseridos na educação no município de Juiz de Fora/MG. Para tanto, utilizou-se de pesquisa empírica nas instituições de ensino daquele município, nas quais o assistente social é integrante do quadro de funcionários, buscando delinear as condições e relações de trabalho desses profissionais. É sabido que a educação não constitui espaço ocupacional novo para os assistentes sociais, mas também não representa campo de contratação potencial desses profissionais se comparada a outras áreas nas quais esse também se insere. No entanto, verifica-se na atualidade um aumento do quantitativo de profissionais atuando diretamente no campo educacional, sobretudo, devido a importância que este nicho passa a representar para o capital. Assim, apesar de ser verificada uma expansão de postos de trabalho para esses profissionais, observa-se na mesma medida que esta expansão está diretamente relacionada a precarização de suas condições de trabalho na contemporaneidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectServiço socialpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCondições de trabalhopt_BR
dc.subjectSocial workpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectWork conditionspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.titleServiço social na área da educação: condições e relações de trabalho dos assistentes sociais no município de Juiz de Fora/MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Serviço Social (Dissertações)



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