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Tipo: Dissertação
Título: Relação entre memória de trabalho e compreensão da leitura: um estudo teórico
Autor(es): Faria, Elaine Leporate Barroso
Primeiro Orientador: Mourão Júnior, Carlos Alberto
Membro da banca: Barbosa, Altemir José Gonçalves
Membro da banca: Rufino, Janaína de Assis
Resumo: Este estudo apresenta considerações sobre a memória de trabalho, componente da função executiva, e os possíveis impactos no processo de aprendizagem, partindo dos pressupostos teóricos da neuropsicologia cognitiva. Discutimos, também, a relação entre a memória de trabalho e o desempenho dos leitores em tarefas de compreensão de textos escritos. Os objetivos visam compreender como a memória de trabalho se relaciona com o processo de aprendizagem, para se tentar explicar o porquê dos déficits na memória de trabalho poderem causar prejuízo no desempenho de tarefas cognitivas e, também, investigar a relação entre memória de trabalho e compreensão da leitura através da identificação dos fundamentos teóricos que sustentam a hipótese de que a memória de trabalho esteja associada com habilidades de compreensão da leitura. Estudos sugerem que as dificuldades de aprendizagem enfrentadas por algumas crianças estejam relacionadas com a sobrecarga na memória de trabalho o que pode comprometer o desempenho em atividades cognitivas diárias tais como as atividades rotineiras de sala de aula. Os recursos da memória de trabalho parecem afetar a capacidade individual para realizar muitos dos processos associados com a construção da representação de texto, como os processos de integração e inferência. Falhas em variáveis de processamento e conhecimento podem levar a dificuldades de compreensão abrangendo processamento lexical ineficiente, prejuízo na habilidade de inferência e na capacidade de monitoramento da compreensão, além de limitações da memória de trabalho.
Abstract: This study presents considerations on the working memory component of the brain executive function, and the possible impacts on the learning process, starting from the theoretical assumptions of cognitive neuropsychology. We also discuss the relation between working memory and the readers‟ performance on written texts comprehension tasks. The objectives aim to understand how working memory relates to the learning process, in order to try to explain why the deficits in working memory can impair the performance of cognitive tasks and also, investigate the relation among working memory and reading comprehension by identifying the theoretical foundation that supports the hypothesis that the working memory is associated to abilities of reading comprehension. Studies suggest that the learning difficulties faced by some children are related with the overload on working memory which can impair performance in cognitive activities such as daily routine activities of the classroom. The resources of working memory seem to affect the individual ability to perform many of the associated processes with the construction of the text representation, such as the integration and inference processes. Failures in the processing variables and knowledge can lead to comprehension difficulties covering inefficient lexical processing, impaired ability of inference and the ability of comprehension monitoring beyond working memory limitations.
Palavras-chave: Memória de trabalho
Leitura
Função executiva
Cognição
Aprendizagem
Working memory
Reading
Executive function
Cognition
Learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2483
Data do documento: 15-Dez-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia (Dissertações)



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