https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2483
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
elaineleporatebarrosofaria.pdf | 466.51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Relação entre memória de trabalho e compreensão da leitura: um estudo teórico |
Autor(es): | Faria, Elaine Leporate Barroso |
Orientador: | Mourão Júnior, Carlos Alberto |
Miembros Examinadores: | Barbosa, Altemir José Gonçalves |
Miembros Examinadores: | Rufino, Janaína de Assis |
Resumo: | Este estudo apresenta considerações sobre a memória de trabalho, componente da função executiva, e os possíveis impactos no processo de aprendizagem, partindo dos pressupostos teóricos da neuropsicologia cognitiva. Discutimos, também, a relação entre a memória de trabalho e o desempenho dos leitores em tarefas de compreensão de textos escritos. Os objetivos visam compreender como a memória de trabalho se relaciona com o processo de aprendizagem, para se tentar explicar o porquê dos déficits na memória de trabalho poderem causar prejuízo no desempenho de tarefas cognitivas e, também, investigar a relação entre memória de trabalho e compreensão da leitura através da identificação dos fundamentos teóricos que sustentam a hipótese de que a memória de trabalho esteja associada com habilidades de compreensão da leitura. Estudos sugerem que as dificuldades de aprendizagem enfrentadas por algumas crianças estejam relacionadas com a sobrecarga na memória de trabalho o que pode comprometer o desempenho em atividades cognitivas diárias tais como as atividades rotineiras de sala de aula. Os recursos da memória de trabalho parecem afetar a capacidade individual para realizar muitos dos processos associados com a construção da representação de texto, como os processos de integração e inferência. Falhas em variáveis de processamento e conhecimento podem levar a dificuldades de compreensão abrangendo processamento lexical ineficiente, prejuízo na habilidade de inferência e na capacidade de monitoramento da compreensão, além de limitações da memória de trabalho. |
Resumen : | This study presents considerations on the working memory component of the brain executive function, and the possible impacts on the learning process, starting from the theoretical assumptions of cognitive neuropsychology. We also discuss the relation between working memory and the readers‟ performance on written texts comprehension tasks. The objectives aim to understand how working memory relates to the learning process, in order to try to explain why the deficits in working memory can impair the performance of cognitive tasks and also, investigate the relation among working memory and reading comprehension by identifying the theoretical foundation that supports the hypothesis that the working memory is associated to abilities of reading comprehension. Studies suggest that the learning difficulties faced by some children are related with the overload on working memory which can impair performance in cognitive activities such as daily routine activities of the classroom. The resources of working memory seem to affect the individual ability to perform many of the associated processes with the construction of the text representation, such as the integration and inference processes. Failures in the processing variables and knowledge can lead to comprehension difficulties covering inefficient lexical processing, impaired ability of inference and the ability of comprehension monitoring beyond working memory limitations. |
Palabras clave : | Memória de trabalho Leitura Função executiva Cognição Aprendizagem Working memory Reading Executive function Cognition Learning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | ICH – Instituto de Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Psicologia |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2483 |
Fecha de publicación : | 15-dic-2011 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Psicologia (Dissertações) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.