Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2413
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
flaviamedeiroscocate.pdf4.4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Multidões na internet: estudo sobre como indivíduos se mobilizam na rede para a participação em ideias e projetos
Autor(es): Cocate, Flávia Medeiros
Primeiro Orientador: Pernisa Júnior, Carlos
Membro da banca: Castro, Cosette Espíndola de
Membro da banca: Pinheiro, Marta de Araújo
Resumo: A dissertação faz uma análise sobre as formas como os indivíduos, em conjunto, vêm se mobilizando para a realização de ideias e projetos, por meio das possibilidades proporcionadas pela Internet. Como exemplo, estuda as atitudes de pessoas que, na Web, promovem financiamentos coletivos que corroboram com os processos de crowdfunding. Analisa as estratégias que as motivam a auxiliarem na realização de projetos variados e a possível formação de fãs com os processos de financiamento coletivo. Considerações sobre os sistemas desse fenômeno virtual brasileiro são feitas no estudo, usando a metodologia “netnografia”, aplicada ao projeto “Jovens jornalistas”, publicado no site de crowdfunding, Catarse, em 2011. A descrição técnica do Catarse e o projeto publicado neste mesmo site, promovido pelo grupo musical “A banda mais bonita da cidade”, são utilizados para compreender o tema. E a metodologia “entrevista em profundidade” é empregada no estudo com o apoio de dez entrevistas, no total, para compreender as motivações que os levaram a participar dos processos de financiamento coletivo no site Catarse.
Abstract: This paper analyses the ways in which individuals as a group have been mobilizing in order to accomplish ideas and projects through the possibilities available on the Internet. As an example, it studies web users’ attitudes to promote collective funding which corroborate the crowdfunding processes. It also analyses the strategies that motivate people help in the achievement of a range of projects and the possible formation of fans of the collective funding processes. Considerations of the systems of this virtual phenomenon in Brazil are made in this study by using a methodology called netnography applied to a project entitled “Jovens Jornalistas”, published on the crowdfunding site, Catarse, in 2011. Catarse’s technical description and the project – launched on the same website – are promoted by the musical group: “A banda mais bonita da cidade” to understand the theme. Yet in-depth interview methodology is used in the study with the support of ten interviews in total to comprehend the motivations that prompted people to participate in the processes of collective funding on Catarse website.
Palavras-chave: Comunicação
Tecnologia
Multidão
Internet
Redes sociais
Crowdfunding
Communication
Technology
Crowd
Internet
Social network
Crowdfunding
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2413
Data do documento: 28-Fev-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.