Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2403
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mariannadealencaresouza.pdf2.02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Turismo, lazer e consumo: uma abordagem compreensiva do “turismo de massa”
Author: Souza, Marianna de Alencar e
First Advisor: Camurça, Marcelo Ayres
Referee Member: Perez, Léa Freitas
Referee Member: Silva, Elizabeth Murilho da
Resumo: A presente pesquisa busca construir uma alternativa ao lugar comum em relação ao engessamento analítico de fenômenos como o consumo e o turismo, sobretudo, em sua forma mais controversa: o turismo de massa. Em um esforço reflexivo, realizado a partir das observações de campo e entrevistas, busca-se, durante o presente desenvolvimento, propor novas abordagens interpretativas que possam, assim, ser utilizadas para a discussão desses fenômenos que, hoje, podem ser considerados categorias “boas para pensar”. Este trabalho define-se como uma tentativa de relacionar temas complementares, fornecendo um feixe de luz sobre uma questão que, imersa na obscuridade da concepção natural das coisas, tem sua crítica legitimada por uma visão que interpreta o consumo e o turismo de massa como epifênomenos de acontecimentos maiores. O objetivo aqui é, basicamente, ampliar o debate sobre tal forma, se valendo, para tanto, da visão antropológica, a qual fornece a possibilidade do desenvolvimento de uma abordagem baseada na compreensão. Evita-se, então, emitir julgamentos de valor os quais interditam a busca pelo entendimento dessas realidades.
Abstract: This research seeks to build an alternative to the common knowledge regarding the stringency about issues such as consumption and tourism, withal in its most controversial forms: the mass tourism. By a reflexive effort, made from field observations and interviews, this paper seeks, during this present development, to offer new interpretative approaches which could be used to discuss these phenomena’s considered “good to think” categories. This paper defines itself as an attempt to relate complementary themes, offering a ray of light on a matter that, immerse in the obscurity of natural conceptions of things, has its critics legitimized by a view that sees the consumption and the tourism as secondary phenomena’s. The goal here is, basically, to increase the debate by using the anthropological point or view which provides the possibility of developing an approach based on comprehension. Therefore, judgments that confuse the understanding of these realities are avoided.
Keywords: Turismo de massa
Consumo
Lazer
Viagens
Mass tourism
Consumption
Leisure
Travels
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2403
Issue Date: 12-Aug-2013
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.