https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2378
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
rodrigodutradasilva.pdf | 693.39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | A importância dos programas de aprendizado econômico na formação da “nova classe média” nordestina |
Autor(es): | Silva, Rodrigo Dutra da |
Primeiro Orientador: | Souza, Jessé José Freire de |
Membro da banca: | Magrone, Eduardo |
Membro da banca: | Maciel, Fabrício Barbosa |
Resumo: | O objetivo do presente trabalho é interpretar de forma alternativa à visão puramente estatística dos benefícios trazidos pelo aprendizado econômico nas classes da base da pirâmide social brasileira. Para este fim pesquisamos dois programas que são responsáveis pelo aprendizado econômico em duas classes específicas, o Programa Bolsa Família, responsável pela classe D e E ou provocativamente chamada de Ralé, e o Programa CrediAmigo, responsável pela dita Nova Classe Média, ou como preferimos chamar, Nova Classe trabalhadora. O enfoque da pesquisa se baseou em pesquisas qualitativas e a metodologia de trabalho utilizou como base as teorias de Pierre Bourdieu, Charles Taylor e a metodologia de pesquisa de Bernard Lahire. |
Abstract: | The main objective of this work is to interpret alternatively to statistic viem of the benefits of economic learning in two social classes of Brazilizan social pyramid base. This research focused in two programs that are responsible for economic learning in two specific social classes, the Bolsa Família Program, responsible for the D an E classes or provocatively called Ralé (ramble), and CrediAmigo Program, responsible for the so-called New Middle Class, or as we prefer to call, New Working Class. The focus of this research was based on qualitative research and the work methodology based on the theories of Pierre Bourdieu, Charles Taylor and the research methodology Bernard Lahire |
Palavras-chave: | Programas sociais Bolsa Família CrediAmigo Aprendizado econômico Social Programs Bolsa Família CrediAmigo Economic Learning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICH – Instituto de Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2378 |
Data do documento: | 15-Out-2013 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ciências Sociais (Dissertações) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.