https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2357
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
thiagodasilvaadao.pdf | 1.24 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Ensino de probabilidade através de jogos com dados e moedas |
Author: | Adão, Thiago da Silva |
First Advisor: | Afonso, Luís Fernando Crocco |
Referee Member: | Vasconcelos, Sérgio Guilherme de Assis |
Referee Member: | Ferreira, Francinildo Nobre |
Resumo: | Esse trabalho é voltado para professores e alunos do ensino médio. O texto destaca a importância do conceito de probabilidade no dia a dia e no Enem. Através do uso de jogos como moedas e dados é proposta uma aula dinâmica para introdução ao estudo probabilidade. Nesse sentido foram desenvolvidos sete grupos de fichas com objetivo de motivar, conceituar, fixar o conceito e tratar das técnicas que chamaremos aqui de Contagem, Árvore de Probabilidades, Diagrama e Cadeias de Markov. |
Abstract: | This work is aimed at teachers and high school students. The text highlights the importance of the concept of probability in everyday life and in Enem. Through the use of games as coins and data is proposed for a class dynamic introduction to the study of probability. Accordingly we have developed seven groups of sheet in order to motivate, conceptualize, establish the concept and techniques that address the chamares here Counting, Probability Tree Diagram and Markov Chains. |
Keywords: | Matemática Probabilidade Mathematics Probability |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Program: | Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) |
Access Type: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2357 |
Issue Date: | 17-Aug-2013 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações) |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.