Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2332
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lucianaxaviersenra.pdf1.21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Tese
Título: Construção e estudos das qualidades psicométricas da Bateria de Escalas de Violência Escolar – BEVESCO
Autor(es): Senra, Luciana Xavier
Primeiro Orientador: Lourenço, Lélio Moura
Second Advisor: Baptista, Makilim Nunes
Membro da banca: Rodrigues, Marisa Cosenza
Membro da banca: Ronzani, Telmo Mota
Membro da banca: Rueda, Fabián Marín
Membro da banca: Pereira, Maria Beatriz Ferreira Leite de Oliveira
Resumo: A violência escolar consiste em uma forma de violência interpessoal que vitimiza principalmente crianças e adolescentes com atos e condutas agressivas e violentas diretas e/ou indiretas, traduzidos nas formas física, sexual, moral e psicológica, patrimonial, institucional e virtual. Porém, envolve também a comunidade no entorno da escola, a família, professores e todos aqueles que atuam no processo educacional desses sujeitos. O fenômeno não possui compreensão consensual e desde a década de 1950 tem sido alvo de estudos de diferentes áreas do conhecimento em todo o mundo. Esses seguimentos tentam buscar um consenso acerca do entendimento das formas de manifestação da violência na escola, bem como no que se refere à tentativa de combate-la com vistas a reduzir os impactos desencadeados no curso de vida dos envolvividos. Com base em tais considerações, a presente pesquisa teve por escopo realizar uma revisão de literatura sobre a violência escolar e a respeito das formas pelas quais ela tem sido rastreada no contexto educacional, sobretudo no perído compreendido entre os anos de 2000 à 2015. A delimitação desse período se justifica tendo em vista a divulgação do primeiro levantamento sobre o tema feito no Brasil a partir de meados da década de 1980 seguindo uma tendência mundial; assim como pela necessidade de conceber as maneiras pelas quais o fenômeno continuou a ser investigado e abordado nacional e internacionalmente. A busca dos textos para a revisão ocorreu a partir da eleição das bases de dados mais apropriadas, isto é, com escopo de catalogação de textos sobre o tema em pesquisa, para o levantamento da literatura pertinente. Esse procedimento foi adotado a partir da identificação das bases junto ao site do banco de periódicos capes. As bases assim eleitas foram: Web of Science, Dialnet, Redalyc, Lilacs, Eric, GoogleSchoolar, Jstor e PsyvInfo. Nestas, após consulta ao dicionário de descritores, foram associandos os termos school violence or bullying à questionnaire; scale; instrument; assessment e measure. Objetivou-se, pois, levantar as definições de violência escolar salientadas nas publicações e verificar a ocorrência e uso de instrumentos de rastreio de violência escolar. Foram incluídos na presente revisão artigos científicos que abordassem o tema sem quaisquer associações a outras temáticas tais como problemas de saúde, de desenvolvimento, psiquiátricos ou jurídicos. As publicações indexadas em mais de uma base de dados e/ou referentes a monografias, dissertações, teses e capítulos de livros não foram incluídos no estudo. Para análise dos textos foram empregadas, respectivamente, as técnicas do estudo bibliométrico e da análise do conteúdo. A primeira visa oferecer um panorama da quantidade de publicações no período, por base de dados e autores, de metodologias utilizadas, seguimentos do conhecimento, localidade e periódicos das publicações decorrentes das pesquisas as originaram. A análise de conteúdo foi empregada com intuito de avaliar e compreender as maneiras pelas quais o fenômeno da violência escolar tem sido estudado e concebido, além de buscar compreensão das estratégias sobre o tema adotadas por pesquisadores, na tentativa traçar subsídios mais sistematizados para abordagens nas situações de violência. O levantamento nas bases de dados permitiu identificar 4278 publicações catalogadas. Com a aplicação dos critérios de exclusão, 268 artigos foram elencados para a leitura inicial dos resumos. Essa leitura permitiu identificar 119 (55,6%) publicações com relato de uso de instrumentos de rastreio da violência escolar. As demais (44,4%), consistiram em revisões de literatura e pesquisas qualitativas cujas técnicas envolveram entrevistas abertas, estudos de caso e/ou grupos focais. Dentre os demais resultados, a Redalyc indexou 27,1%(76) das publicações; e Pereira e Fonseca & Veiga representaram 2,33% do total de autorias. O Journal of School Violence e Archives of Scientific Psychology publicaram 12%(32) dos artigos. A classificação tipológica de pesquisa mencionada com maior frequência nas publicações foi a dos estudos transversais, com 35,8%(96). Os instrumentos de rastreio mais citados foram o Questionário de Bullying de Olweus e SVS- School Vitimization Scale, ambos representando 35,5%(50) dos textos estudados. A análise de conteúdo permitiu classificar três grandes categorias de avaliação das publicações: (A) definição de violência escolar; (B) tipos de atos agressivos e violentos perpetrados e sofridos; e (C) características psicométricas dos instrumentos de rastreio da violência escolar. Na categoria A constatou-se que uma tendência predominante em definir e compreender o fenômeno como sinônimo de bullying (53%); na categoria B, verificou-se que os sujeitos do sexo masculinos tendem a ser mais perpetradores do que vítimas dos atos agressivos e violentos, os quais são diversos, podendo ser tanto físicos, quanto morais e psicológicos ou virtuais. A categoria C possibilitou verificar, de modo geral, que os instrumentos predominantemente utilizados são adaptações de instrumento originalmente construídos no idioma inglês, o que evidencia limitações relativas a organização semâtica dos itens e, portanto, podendo comprometer a validade de construto. Os achados desta revisão de literatura indicam a importância da temática e a necessidade da continuidade dos estudos, principalmente que sejam condizentes com o contexto sociocultural do Brasil.
Abstract: The school violence is a form of interpersonal violence mainly against children and adolescents in physical, sexual, moral, psychological, institutional and virtual forms. But it also involves the community around the school, family, teachers and all those working in the educational process. The phenomenon has no common understanding and since 1950 has been the subject of studies in different fields of knowledge worldwide. These threads try to seek a consensus in understanding the manifestation of these forms of violence in schools, as well as with regard to the attempt to reduce the effects triggered in the lives of those involved. Based on these considerations, the present study aimed to carry out a review of the literature on school violence and on instruments for which was screened in the educational context, especially in the period prescribed in the years 2000 to 2015. The demarcation that period is justified by taking as reference the first research on the subject made in Brazil since the mid 1980s; and the need to find ways in which the phenomenon continued to be investigated and treated in the country. The search for text revision occurred after the election of the most appropriate databases, ie, the collection of relevant texts to the topic under study. This procedure was adopted from the identification of the bases with the website of the Capes Periodicals. The so elected bases were: Web of Science, Dialnet, Redalyc, Lilacs, Eric, GoogleSchoolar, Jstor and PsycInfo. These, after consulting dictionaries descriptors were associated with the terms of school violence or intimidation to the questionnaire; scale; instrument; evaluation and measurement. The goal, therefore, was enumerating the definitions of school violence highlighted in publications and verify the occurrence and use of bullying screening tools and school violence. Were included in this review scientific articles that addressed the issue without any associations to other issues like health problems, developmental, psychiatric or legal. Publications indexed in more than one database and / or relating to monographs, dissertations, thesis and book chapters were not included in the study. For analysis of the texts were used, respectively, the bibliometric study and analysis of the content techniques. The first aims to provide an overview of the number of publications in the period, based on data and authors, used methodologies, knowledge area, site of the search the journal in which the articles were published. The content analysis was used to assess and understand the study of ways and approach to school violence phenomenon; and seek understanding of the strategies adopted by researchers on the subject, in an attempt to define more systematic approaches to subsidies in situations of violence. The search in the databases identified 4278 cataloged publications. With the application of the exclusion criteria, 268 articles were listed for the initial reading summaries. This reading has identified 119 (55.6%) publications use of screening tools reported school violence. The rest (44.4%) consisted of literature reviews and qualitative research techniques involving open interviews, case studies and focus groups. Among other results, the indexed Redalyc 27.1% (76) publications; and Pereira and Fonseca & Veiga represented 2.33% of authorship. The Journal of School Violence e Archives of Scientific Psychology published 12% (32) of the articles. The typological classification research most cited publications were cross-sectional studies, with 35.8% (96). The most cited screening tools were Olweus Bullying Questionnaire and SVS- Vitimization Scale School, both representing 35.5% (50) of the studied texts. Content analysis allowed to classify three publications evaluation categories: (A) the definition of school violence; (B) types of aggressive and violent acts perpetrated and suffered; and (C) psychometric characteristics of school violence screening tools. In category A was predominant tendency to define and understand the phenomenon as a synonym for bullying (53%); in category B, it was found that male subjects tend to be more aggressive perpetrators of acts and violent than females. The types of acts perpetrated most often are the physical, moral, psychological and virtual. The Category C enabled us to verify the predominance of adapted and translated instruments of the English language, which highlights semantic limitations items and therefore may compromise the validity of the construct. The results of this analysis indicate the importance of this issue and the need for further study, especially that are consistent with the social and cultural contexts of Brazil.
Palavras-chave: Revisão de literatura
Violência escolar
Instrumentos de rastreio
Literature review
School violence
Screening tools
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2332
Data do documento: 20-Mai-2016
Aparece nas coleções:Doutorado em Psicologia (Teses)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.