Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/230
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
jordanetrindadedejesus.pdf2.38 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : O cinema, a transparência e a verossimilhança: uma análise das personagens digitais na narrativa clássica de O Senhor dos Anéis
Autor(es): Jesus, Jordane Trindade de
Orientador: Alvarenga, Nilson Assunção
Miembros Examinadores: Pernisa Júnior, Carlos
Miembros Examinadores: Andrade, Ana Lúcia Menezes de
Resumo: Devido aos avanços tecnológicos proporcionados pela imagem digital, surgiu no âmbito cinematográfico uma nova entidade que se tornou, na última década, um elemento bastante utilizado nas narrativas fílmicas: a personagem digital. Esta categoria de personagem tem como uma de suas principais finalidades a representação de atributos especiais ou funções extra-sensoriais, incabíveis de serem realizadas por atores humanos convencionais. Através de uma análise da narrativa clássica, do levantamento histórico da imagem digital e da exemplificação da construção de tais personagens, esta dissertação tem como objetivo analisar a relevância destes seres sintéticos para com o desenvolvimento deste tipo de narrativa no cinema. A essência do trabalho reside na investigação destes agentes narrativos no intuito de verificar a necessidade de sua representação digital para o desenvolvimento da fabulação em que se encontram inseridos.
Resumen : Due to technological advances offered by the digital image, a new entity appeared which has become in the last decade, an element widely used in film narratives: the digital character. This category of character has as one of its main purposes the representation of special attributes or extra-sensory functions, incapable to be performed by conventional human actors. Through an analysis of classical narrative, the historical survey of digital imaging and exemplification of the construction of such characters, this work aims to analyze the relevance of these synthetic beings to the development of this type of narrative in cinema. The essence of the work lies in the investigation of narrative agents in order to verify the need for their digital representation for the development of the fable in which they are inserted.
Palabras clave : Cinema
Narrativa Clássica
Personagem digital
Imagens sintéticas
Transparência
Cinema
Classical narrative
Digital character
Synthetic imagery
Transparency
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/230
Fecha de publicación : 10-mar-2015
Aparece en las colecciones: Mestrado em Comunicação (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.