https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2272
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
silvaniacaldeirapachecodutra.pdf | 1.02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Análise da execução financeira das Caixas Escolares da SRE de Nova Era - Minas Gerais |
Autor(es): | Dutra, Silvânia Caldeira Pacheco |
Orientador: | David, Marcus Vinícius |
Miembros Examinadores: | Oliveira, Rita de Cássia |
Miembros Examinadores: | Benedito, Gideon Carvalho de |
Resumo: | Esta dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Tal pesquisa teve como objetivo identificar e analisar a partir das dificuldades dos gestores pesquisados - ações que podem ser desenvolvidas para a melhoria da gestão da execução financeira e dos processos de prestação de contas na Divisão das Operações Financeiras (DIVOF) da SRE de Nova Era, setor no qual a pesquisadora é supervisora. A pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa, utilizando entrevista com as gestoras de duas escolas circunscritas à SRE Nova Era, além da técnica da observação participante visando identificar a forma como essas gestoras conduzem a gestão financeira e administrativa das escolas analisadas. Para a abordagem teórica foram utilizadas as pesquisas de Barroso (1996), Carvalho (2013), David, Horta, Ramires e Pontes ( 2012), Lück (2000 e 2010), Netto (2014), Oliveira (2014), Pollon (2009) Stroppa (2014). Ao término da presente pesquisa foi elaborado um plano de Ação Educacional que visa apresentar alternativas interventivas que buscam aperfeiçoar a forma como os gestores realizam a prestação de contas de suas escolas bem como propiciar uma melhor gestão dos recursos públicos, subsidiando assim, uma educação de qualidade. |
Resumen : | This work was developed at the Graduate Program in Professional Management and Evaluation of Public Education (PPGP) of the Federal University of Juiz de Fora (UFJF). Such research aims to identify and to analize- from the hardships of the surveyed managers - actions that can be developed to improve the management of the financial implementation and processes and accountability in the Division of Financial Operations (DIVOF) of SRE in Nova Era city , a sector in which the researcher's supervisor. The survey was conducted through a qualitative approach, using interviews with the managers of two circumscribed schools SRE Nova Era, as well as participant observation technique to identify how these management lead to financial and administrative management of the analyzed schools. For the theoretical approach we used the Barroso research (1996), Carvalho (2013), David et.al. (2012), Lück (2000 and 2010), Netto (2014), Oliveira (2014), Pollon (2009) Stroppa (2014). At the end of this research was elaborated an Educational Action plan to introduce interventional alternatives that seek to improve the way managers perform the provision of all its schools and provide better management of public resources, thereby subsidizing, quality education . |
Palabras clave : | Caixa escolar Gestão escolar Gestor recurso financeiro Prestação de contas School account School management Financial resource management Accountability |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2272 |
Fecha de publicación : | 26-nov-2015 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.