Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2235
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
alineaparecidadasilva.pdf2.18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Aprendizagens em uma sala de aula de matemática
Autor(es): Silva, Aline Aparecida da
Primeiro Orientador: Clareto, Sônia Maria
Membro da banca: Garnica, Antonio Vicente Marafioti
Membro da banca: Rotondo, Margareth Aparecida Sacramento
Resumo: Uma pesquisa movida por questões envolvendo aprendizagens em salas de aula de matemática: como se dá uma aprendizagem? Como se dá uma aula de matemática? Como se dá uma matemática? As investigações se dão na sala de aula de matemática, em turmas dos anos finais do ensino fundamental, de duas escolas da rede pública da cidade de Juiz de Fora (MG). Acontecimentos nas aulas de matemática produzem inquietações em relação ao modo de fazer pesquisa, ao modo de escrever, ao modo de viver. Visando a sustentar a processualidade da sala de aula, um modo de estar com ela e de escrevê-la é produzido, especialmente junto a Deleuze. A aprendizagem é perseguida como um fio nos acontecimentos de uma aula. Fio que se mostra entrelaçados a outros tantos. Uma sala de aula de matemática, uma aprendizagem. Uma matemática em sala de aula, um acontecimento.
Abstract: A research driven by issues involving learning in Mathematics classrooms: How does learning occur? How does a math class happen? How is math produced in class? The investigation takes place in a mathematics classroom. The classes chosen were in the final years of primary school in two public schools in the city of Juiz de Fora (MG). Events in math classes produce concerns about the way of doing research, writing and living. Aiming to sustain the classroom processuality it is produced a way to be with it and to write about it, especially with Deleuze. Learning is pursued as part of the events of a class. This part is tangled with some others. A math classroom is a learning process. A math in a classroom is an event.
Palavras-chave: Aprendizagem
Sala de aula de matemática
Matemática
Acontecimento
Learning
Math classroom
Math
Event
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2235
Data do documento: 14-Abr-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.