Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2235
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
alineaparecidadasilva.pdf2.18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Clareto, Sônia Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760090H3pt_BR
dc.contributor.referee1Garnica, Antonio Vicente Marafioti-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786248T9pt_BR
dc.contributor.referee2Rotondo, Margareth Aparecida Sacramento-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708794T6pt_BR
dc.creatorSilva, Aline Aparecida da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-27T11:31:51Z-
dc.date.available2016-07-26-
dc.date.available2016-07-27T11:31:51Z-
dc.date.issued2016-04-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2235-
dc.description.abstractA research driven by issues involving learning in Mathematics classrooms: How does learning occur? How does a math class happen? How is math produced in class? The investigation takes place in a mathematics classroom. The classes chosen were in the final years of primary school in two public schools in the city of Juiz de Fora (MG). Events in math classes produce concerns about the way of doing research, writing and living. Aiming to sustain the classroom processuality it is produced a way to be with it and to write about it, especially with Deleuze. Learning is pursued as part of the events of a class. This part is tangled with some others. A math classroom is a learning process. A math in a classroom is an event.pt_BR
dc.description.resumoUma pesquisa movida por questões envolvendo aprendizagens em salas de aula de matemática: como se dá uma aprendizagem? Como se dá uma aula de matemática? Como se dá uma matemática? As investigações se dão na sala de aula de matemática, em turmas dos anos finais do ensino fundamental, de duas escolas da rede pública da cidade de Juiz de Fora (MG). Acontecimentos nas aulas de matemática produzem inquietações em relação ao modo de fazer pesquisa, ao modo de escrever, ao modo de viver. Visando a sustentar a processualidade da sala de aula, um modo de estar com ela e de escrevê-la é produzido, especialmente junto a Deleuze. A aprendizagem é perseguida como um fio nos acontecimentos de uma aula. Fio que se mostra entrelaçados a outros tantos. Uma sala de aula de matemática, uma aprendizagem. Uma matemática em sala de aula, um acontecimento.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectSala de aula de matemáticapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectAcontecimentopt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectMath classroompt_BR
dc.subjectMathpt_BR
dc.subjectEventpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAprendizagens em uma sala de aula de matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.