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Tipo: Dissertação
Título: A ação do gerente pedagógico em Belo Horizonte
Autor(es): Oliveira, Arminda Aparecida de
Primeiro Orientador: David, Marcus Vinicius
Membro da banca: Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo
Membro da banca: Benedicto, Gideon Carvalho de
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado analisa como está sendo desenvolvido o trabalho do Gerente Pedagógico, suas atribuições, dinâmica gerencial e toda a organização que estrutura suas atividades. O objetivo geral desta pesquisa é analisar a ação do Gerente Pedagógico em Belo Horizonte, considerando, para isso, suas atribuições, possibilidades, limites de atuação e as características da política educacional preconizada pelo município. Os objetivos específicos são: descrever a política educacional e as funções do Gerente Pedagógico em Belo Horizonte ; investigar a percepção dos Gerentes Pedagógicos e da Secretaria Municipal de Educação quanto ao modelo descentralizado de gestão adotado no município; mapear o impacto da estrutura física e de recursos humanos no trabalho desenvolvido pelos Gerentes Pedagógicos; investigar as dificuldades no exercício das atribuições, desde o ingresso na função, até a organização cotidiana das atividades, identificar como a Secretaria Municipal de Educação percebe o trabalho desenvolvido e propor ações para o aprimoramento da política que organiza o trabalho realizado pelos Gerentes Pedagógicos. Para tanto, por meio de um estudo de caso, realizou-se uma pesquisa de campo e análise documental. Concluiu-se que seja necessário reestruturar a ação do Gerente Pedagógico, uma vez que sua atuação se demonstra difusa, sem parâmetros de avaliação das ações desenvolvidas, com necessidade de redefinição de suas atribuições, assim como da política de implantação deste Cargo. Frente a isso, o Plano de Ação Educacional (PAE) apresenta por objetivo a proposição de ações articuladas para ajustes no desenho das funções desenvolvidas pelo Gerente Pedagógico.
Abstract: This work was developed under the Professional Master in Management and Education Assessment (PPGP) of the Center for Public Policy and Federal University of Education Evaluation of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The case study looks at how management is being developed the work of the Pedagogical Manager, its responsibilities, management dynamics and the whole organization structure their activity. The overall objective of this research is to analyze the action of the Pedagogical Manager at Belo Horizonte, considering for this, its functions, possibilities of operation limits and characteristics of educational policy advocated by the municipality. The specific objectives are to describe educational policy and functions of the Pedagogical Manager at Belo Horizonte; investigate the perception of Pedagogical Managers and the Municipal Department of Education as decentralized management model adopted in the municipality; map the impact of physical infrastructure and human resources work done by Pedagogical Managers; investigate the difficulties in carrying out assignments from the entry into office before the daily organization of activities, identify how the City Department of Education realizes the work and propose actions to improve the political that organizes the work done by the Pedagogical Managers.To this end, through a case study, we carried out a field survey and document analysis. It was concluded that it is necessary to restructure the action of the Pedagogical Manager , as its performance is demonstrated diffuse , without parameter assessment of actions taken, in need of redefinition of his duties , as well as the implementation of policy of this office. Faced with this, the Education Action Plan (PAE) presented aims to propose joint actions for adjustments in the design of functions developed by the Pedagogical Manager.
Palavras-chave: Gerente pedagógico
Gestão
Educação de qualidade
Pedagogical manager
Management
Quality education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2216
Data do documento: 26-Nov-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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