Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2208
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
glauciasabadinibarbosa.pdf4.44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Educação financeira escolar: planejamento financeiro
Autor(es): Barbosa, Glaucia Sabadini
Primeiro Orientador: Silva, Amarildo Melchiades da
Membro da banca: Santiago, Ana Elisa Esteves
Membro da banca: Carneiro, Reginaldo Fernando
Resumo: A presente pesquisa é produzida numa nova vertente de investigação denominada Educação Financeira Escolar, que se desenvolve no interior da área denominada de Educação Matemática. Nosso projeto de investigação tem como objetivo desenvolver um conjunto de tarefas fundamentadas teoricamente sobre planejamento financeiro, como parte do ensino de Educação Financeira em salas de aula de matemática e como parte de se educar financeiramente os estudantes do Ensino Médio. A pesquisa se caracteriza como uma abordagem qualitativa de investigação em que será desenvolvida uma pesquisa de campo com o objetivo de validar as tarefas. Nossa análise se pautará nas informações coletadas na pesquisa de campo a partir da leitura da produção de significados dos estudantes que será efetivada com base nas categorias propostas pelo Modelo dos Campos Semânticos. O produto educacional resultante da pesquisa será um conjunto de tarefas sobre o tema Planejamento Financeiro para uso em salas de aula de matemática do Ensino Médio.
Abstract: The present research has been produced in a new field of research named Financial Education School, which has been developed inside the so- called field of mathematics education. Our research project aims to develop a set of tasks theoretically based on financial planning, as part of the Financial Education in mathematics classrooms and as part of financially educating high school students. The research is characterized as a qualitative approach investigation that will be carried out in the research field in order to validate the tasks. Our analysis shall be based thought the information collected in the research field from the reading results of the students who will be effected based on the categories proposed by the Model of Semantic Fields. The resulting product of educational research is a set of tasks on the topic Financial Planning for use in mathematics classroom from high school levels.
Palavras-chave: Educação matemática
Educação financeira escolar
Produção de significados
Planejamento financeiro
Mathematics Education
Financial Education School
Production of Meanings
Financial Planning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2208
Data do documento: 11-Dez-2015
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.