https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2186
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
luisfelipedasilveira.pdf | 2.74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | MOOC na educação financeira: análise e proposta de desenvolvimento |
Autor(es): | Silveira, Luís Felipe da |
Orientador: | Scortegagna, Liamara |
Miembros Examinadores: | Silva, Amarildo Melchiades da |
Miembros Examinadores: | Frant, Janete Bolite |
Resumo: | Na presente pesquisa, analisamos aspectos tecnológicos e metodológicos da construção de um curso de Educação Financeira Escolar na metodologia MOOC – Massive Open Online Course, curso esse com o tema Inflação, com viés voltado à Educação Matemática. Para o desenvolvimento desta pesquisa, utilizamos recursos da pesquisa qualitativa e exploratória, e buscamos elucidar conceitos, históricos e características, objetivando a proposta de construção de um curso na metodologia citada, pautados em leituras e análises sobre o Design Instrucional e suas características. Foi considerado também o Design Gráfico ideal para oferecer um curso sobre Inflação de preços e propomos ainda a estrutura deste curso, com temas atuais e contextualizados com nossa realidade. O produto educacional, fruto desta pesquisa, é a proposta estrutural de um curso na modalidade MOOC sobre Inflação, utilizando o Design Instrucional Fechado, com a apresentação dos temas a serem trabalhados nesse MOOC piloto. Esse trabalho pertence à linha de pesquisa Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação Matemática do programa de Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora. |
Resumen : | In this study, we analyze technological and methodological aspects of building a financial education course in methodology MOOC - Massive Open Online Course, this course with the inflation theme, with bias back to mathematics education. For the development of this research, we use the resources of qualitative and exploratory research, and seek to clarify concepts, and historical characteristics, aiming to build a course in the aforementioned methodology, guided readings and analysis on the Instructional Design and its features. It was also considered the ideal graphic design to offer a course on inflation prices, and also propose the structure of this course, with current and contextualized issues with our reality. The educational product, the result of this research is the structural proposal for a course in MOOC mode on inflation, using the Design Instructional closed with the presentation of the themes to be worked and a quiz at the end of this pilot MOOC. This work belongs to the line of research Information Technology and Communication in Mathematics Education of Professional Master's program in Mathematics Education at the Federal University of Juiz de Fora. |
Palabras clave : | Educação matemática MOOC Educação financeira escolar Design instrucional Mathematics Education MOOC Financial Education Instructional Design |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2186 |
Fecha de publicación : | 6-abr-2016 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.