Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2171
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
daniloreiscoimbra.pdf1.28 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Processo de validação do questionário “Athletic Coping Skills Inventory-28 (ACSI-28)” para a língua portuguesa do Brasil
Autor(es): Coimbra, Danilo Reis
Orientador: Miranda, Renato
Miembros Examinadores: Bara Filho, Maurício Gattás
Miembros Examinadores: Andrade, Alexandro
Resumo: No esporte, os atletas são submetidos a vários estressores, tanto físicos (exercício, lesões), psicológicos (preocupação com o desempenho, ansiedade) e sociais (com o treinador e companheiros de equipe). As habilidades para lidar com estes fenômenos são chamados de coping. É um processo consciente, no qual o indivíduo avalia a situação como estressante, tentando usar os seus recursos pessoais para controlar, reduzir ou resolver as demandas da atividade. O Athletic Coping Skills Inventory-28 (ACSI-28) é um instrumento multidimensional utilizado para avaliar diferentes estratégias para lidar com o estresse no esporte. A revisão sistemática encontrou 23 estudos que utilizaram o instrumento. Encontraram uma correlação entre as dimensões da ACSI-28 e atletas de sucesso, uma menor incidência de lesões e outras habilidades psicológicas, etc. No Brasil, existem poucos estudos abordando o desenvolvimento de instrumentos que avaliam as habilidades psicológicas, especialmente quando se trata do coping. O objetivo deste estudo foi validar a versão brasileira da ACSI-28. A análise fatorial exploratória (AFE) suportou a validade estrutural do ACSI-25BR, removendo-se três itens da versão original. Cinco das sete subescalas apresentaram adequada consistência interna. Através da MANOVA verificaram-se diferenças entre o gênero, modalidade e o nível competitivo dos atletas. De acordo com os resultados, podemos concluir que as habilidades psicológicas necessitam ser treinadas tanto quanto a técnica, tática e física, respeitando as diferenças e necessidades de homens e mulheres, em diferentes esportes e níveis competitivos.
Resumen : In sport, athletes are submited to various stressors, both physical (exercise, injuries), psychological (concern with performance, anxiety) and social (relationship with coach and teammates). The skills to deal with these phenomena are called coping. It is a conscious process, in which the individual evaluates the situation as stressful, trying to use my personal resources to control, reduce, or deal with demands of the activity. The Athletic Coping Skills Inventory-28 (ACSI-28) is multidimensional instrument used to assess different strategies to deal with stress in sport. The systematic review found 23 studies that used the instrument. Found a correlation between the dimensions of the ACSI-28 and successful athlete, a lower incidence of injuries and other psychological skills, etc. In Brazil there are few studies approaching the development of instruments that assess the psychological skills, especially when it comes to coping. The aim of this study was to validity a Brazilian version of the ACSI28. Factor analysis supported the structural validity of ACSI-25BR, removing three items from the original version. Five of the seven subscales showed adequate internal consistency. Through the MANOVA there were differences between gender, modality and performance level. According to the results, we conclude that the psychological skills need to be trained as much as the technical, tactical and physical, respecting differences and needs of men and women in different sports and competitive levels.
Palabras clave : ACSI-28
Validação
Atletas brasileiros
ACSI-28
Validation
Brasilian athletes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação Física
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Física
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2171
Fecha de publicación : 16-mar-2011
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação Física (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.