Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2171
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
daniloreiscoimbra.pdf1.28 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Processo de validação do questionário “Athletic Coping Skills Inventory-28 (ACSI-28)” para a língua portuguesa do Brasil
Author: Coimbra, Danilo Reis
First Advisor: Miranda, Renato
Referee Member: Bara Filho, Maurício Gattás
Referee Member: Andrade, Alexandro
Resumo: No esporte, os atletas são submetidos a vários estressores, tanto físicos (exercício, lesões), psicológicos (preocupação com o desempenho, ansiedade) e sociais (com o treinador e companheiros de equipe). As habilidades para lidar com estes fenômenos são chamados de coping. É um processo consciente, no qual o indivíduo avalia a situação como estressante, tentando usar os seus recursos pessoais para controlar, reduzir ou resolver as demandas da atividade. O Athletic Coping Skills Inventory-28 (ACSI-28) é um instrumento multidimensional utilizado para avaliar diferentes estratégias para lidar com o estresse no esporte. A revisão sistemática encontrou 23 estudos que utilizaram o instrumento. Encontraram uma correlação entre as dimensões da ACSI-28 e atletas de sucesso, uma menor incidência de lesões e outras habilidades psicológicas, etc. No Brasil, existem poucos estudos abordando o desenvolvimento de instrumentos que avaliam as habilidades psicológicas, especialmente quando se trata do coping. O objetivo deste estudo foi validar a versão brasileira da ACSI-28. A análise fatorial exploratória (AFE) suportou a validade estrutural do ACSI-25BR, removendo-se três itens da versão original. Cinco das sete subescalas apresentaram adequada consistência interna. Através da MANOVA verificaram-se diferenças entre o gênero, modalidade e o nível competitivo dos atletas. De acordo com os resultados, podemos concluir que as habilidades psicológicas necessitam ser treinadas tanto quanto a técnica, tática e física, respeitando as diferenças e necessidades de homens e mulheres, em diferentes esportes e níveis competitivos.
Abstract: In sport, athletes are submited to various stressors, both physical (exercise, injuries), psychological (concern with performance, anxiety) and social (relationship with coach and teammates). The skills to deal with these phenomena are called coping. It is a conscious process, in which the individual evaluates the situation as stressful, trying to use my personal resources to control, reduce, or deal with demands of the activity. The Athletic Coping Skills Inventory-28 (ACSI-28) is multidimensional instrument used to assess different strategies to deal with stress in sport. The systematic review found 23 studies that used the instrument. Found a correlation between the dimensions of the ACSI-28 and successful athlete, a lower incidence of injuries and other psychological skills, etc. In Brazil there are few studies approaching the development of instruments that assess the psychological skills, especially when it comes to coping. The aim of this study was to validity a Brazilian version of the ACSI28. Factor analysis supported the structural validity of ACSI-25BR, removing three items from the original version. Five of the seven subscales showed adequate internal consistency. Through the MANOVA there were differences between gender, modality and performance level. According to the results, we conclude that the psychological skills need to be trained as much as the technical, tactical and physical, respecting differences and needs of men and women in different sports and competitive levels.
Keywords: ACSI-28
Validação
Atletas brasileiros
ACSI-28
Validation
Brasilian athletes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação Física
Program: Programa de Pós-graduação em Educação Física
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2171
Issue Date: 16-Mar-2011
Appears in Collections:Mestrado em Educação Física (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.