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Clase: Dissertação
Título : Caracterização da utilização das TICs pelos professores de matemática e diretrizes para ampliação do uso
Autor(es): Calil, Alessandro Marques
Orientador: Campos, Fernanda Cláudia Alves
Miembros Examinadores: Santos, Neide dos
Miembros Examinadores: Olímpio Júnior, Antônio
Resumo: A modernização da Matemática e a criação da Sociedade Brasileira de Educação Matemática sinalizaram para uma mudança no ensino dessa disciplina visando torná-la mais próxima da realidade dos alunos. Nesta dissertação investiga-se o uso que os professores de Matemática fazem das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Para diagnóstico e caracterização desse cenário foi aplicado um instrumento, na forma de questionário, em três grupos distintos de professores de Matemática: professores do curso de Licenciatura em Matemática, modalidade a distância, da UFJF; professores alunos do Mestrado em Educação Matemática da UFJF e professores da rede pública e particular de Juiz de Fora e região. Os primeiros resultados apontam para o uso restrito das tecnologias pelos professores em suas atividades didáticas e que mesmo os professores que utilizam AVAs em sua formação não as estão adotando com seus alunos. Ao final do estudo é definido um conjunto de diretrizes que auxiliarão professores, administradores e formadores a ampliarem o uso das TICs e das AVAs pelos professores de Matemática.
Resumen : The modernization of Mathematics and the creation of the Brazilian Society of Mathematics Education signaled a change in teaching this discipline focused to students’ reality. This dissertation investigates the use that Mathematics teachers make of Information and Communication Technologies. For diagnosis and characterization of this scenario an instrument, a questionnaire, was applied in three different groups of Mathematics teachers: teachers of the Mathematics Educational Program; from the University distance education program; teachers from the Master degree program in Mathematics Education: and teachers from public and private schools in Juiz de Fora and its neighborhood. The first results indicate the restricted use of technology by teachers in learning activities and that even those who use distance education management systems to study are not considering their use with the students. At the end of the study we define a set of guidelines that may help teachers, managers and professors to increase the use of computers and distance education technologies among mathematics teachers.
Palabras clave : Educação matemática
Tecnologia da informação e comunicação
Ambientes virtuais de aprendizagem
Formação de professores
Mathematics Education
Information and Communication Technologies
Virtual Learning Tools
Teacher Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2136
Fecha de publicación : 8-jun-2011
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



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