Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2103
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dimastadeudelorenafilho.pdf1.63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: A linguagem do espaço: padrões representativos em plataformas de realidade virtual
Autor(es): Lorena Filho, Dimas Tadeu de
Primeiro Orientador: Pimenta, Francisco José Paoliello
Membro da banca: Pernisa Junior, Carlos
Membro da banca: Fragoso, Suely
Resumo: O presente trabalho se dedica a investigar as plataformas de realidade virtual e compreendê-las enquanto linguagem. Mais especificamente, busca-se compreender que tipo de linguagem é mais adequada para quais fins no contexto das plataformas de representação espacial e imagética, como o Second Life, plataforma aqui escolhida para estudo. A investigação é sustentada teoricamente pela semiótica de base peirceana e usa a análise performativa como método para testar seu objeto. Assim, buscando compreender a linguagem das plataformas de realidade virtual e como ela afeta os sujeitos que com ela entram em contato, o pesquisador cria um grupo de estudos com o qual trabalha durante 4 meses. São as fichas de análise produzidas por esse grupo, após uma jornada de leituras e discussões, que subsidiam as conclusões aqui apresentadas.
Abstract: This paper investigates the virtual reality platforms and tries to understand them as a language. More specifically, we intend to identificate which kind of language applies better to which context in platforms that use space and image as main signs, like Second Life, here chosen as object of study. The investigation uses peircean semiotics as main theory and uses the perfotmative analysis as a method of approaching its object. Therefore, in order to understand better the languages of virtual reality platforms and how it affects people, the researcher formed a study group with whom he worked during 4 months. The files produced by this group, after lots of reading and discussing, are the kick-off to the conclusions presented hereafter.
Palavras-chave: Semiótica
Interfaces
Realidade virtual
Semiotics
Interfaces
Virtual reality
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2103
Data do documento: 13-Mai-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.