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dc.contributor.advisor1Pimenta, Francisco José Paoliello-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788558J9pt_BR
dc.contributor.referee1Pernisa Junior, Carlos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707069Y3pt_BR
dc.contributor.referee2Fragoso, Suely-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723255Y3pt_BR
dc.creatorLorena Filho, Dimas Tadeu de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4238243H8pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-22T14:49:08Z-
dc.date.available2016-07-14-
dc.date.available2016-07-22T14:49:08Z-
dc.date.issued2011-05-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2103-
dc.description.abstractThis paper investigates the virtual reality platforms and tries to understand them as a language. More specifically, we intend to identificate which kind of language applies better to which context in platforms that use space and image as main signs, like Second Life, here chosen as object of study. The investigation uses peircean semiotics as main theory and uses the perfotmative analysis as a method of approaching its object. Therefore, in order to understand better the languages of virtual reality platforms and how it affects people, the researcher formed a study group with whom he worked during 4 months. The files produced by this group, after lots of reading and discussing, are the kick-off to the conclusions presented hereafter.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho se dedica a investigar as plataformas de realidade virtual e compreendê-las enquanto linguagem. Mais especificamente, busca-se compreender que tipo de linguagem é mais adequada para quais fins no contexto das plataformas de representação espacial e imagética, como o Second Life, plataforma aqui escolhida para estudo. A investigação é sustentada teoricamente pela semiótica de base peirceana e usa a análise performativa como método para testar seu objeto. Assim, buscando compreender a linguagem das plataformas de realidade virtual e como ela afeta os sujeitos que com ela entram em contato, o pesquisador cria um grupo de estudos com o qual trabalha durante 4 meses. São as fichas de análise produzidas por esse grupo, após uma jornada de leituras e discussões, que subsidiam as conclusões aqui apresentadas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectInterfacespt_BR
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectSemioticspt_BR
dc.subjectInterfacespt_BR
dc.subjectVirtual realitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleA linguagem do espaço: padrões representativos em plataformas de realidade virtualpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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