Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2101
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
stanleycunhateixeira.pdf788.93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Hipermídia e transdisciplinaridade: a linguagem digital como ferramenta eficaz para interligação de áreas do conhecimento
Autor(es): Teixeira, Stanley Cunha
Primeiro Orientador: Pernisa Júnior, Carlos
Co-orientador: Silveira Junior, Potiguara Mendes da
Membro da banca: Neves, Jorge Tadeu de Ramos
Resumo: A necessidade de reverter o processo de especialização iniciado com a Revolução Industrial pode ser percebida nos atuais incentivos aos estudos e atividades de caráter transdisciplinar. Entendendo o conhecimento como o resultado de uma rede de informações, acreditamos que a hipermídia é, atualmente, a linguagem mais apropriada para reconectar os diversos saberes segmentados. Neste estudo discutimos de que forma as tecnologias da informação podem ser utilizadas para reaproximar o conhecimento humano de seu status original de totalidade e avaliamos qual o papel do profissional de comunicação neste processo. Para verificar o funcionamento das teorias discutidas, analisamos uma edição da revista virtual “Homo science – a evolução do conhecimento”, publicação desenvolvida em sala de aula para trabalhar com os alunos os conceitos de hipermídia e transdisciplinaridade, experiência cujos resultados deixam claras as potencialidades da linguagem digital como ferramenta eficaz para interligação de saberes.
Abstract: The need to reverse the process of specialization, which began with the Industrial Revolution, can be seen in the current incentives for transdisciplinary research and activities. Understanding knowledge as the result of an information network, we believe hypermedia is actually the most appropriate language to reconnect the various segmented knowledges. In this study, we discuss how information technology can be used to return the human knowledge to its original status of totality and which is the role of communication professional in this process. To check the theories discussed, we analyzed a virtual edition of "Homo science - the evolution of knowledge", publication developed in classroom to work with students the concepts of hypermedia and transdisciplinarity, experiment whose results make clear the potential of digital language as an effective tool for networking knowledge.
Palavras-chave: Comunicação
Hipermídia
Transdisciplinaridade
Teoria das redes
Linguagem digital
Conhecimento
Communication
Hypermedia
Transdisciplinarity
Network theory
Digital language
Knowledge
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2101
Data do documento: 25-Fev-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.