https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2101
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
stanleycunhateixeira.pdf | 788.93 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Pernisa Júnior, Carlos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707069Y3 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Silveira Junior, Potiguara Mendes da | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707079E5 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Neves, Jorge Tadeu de Ramos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781045J4 | pt_BR |
dc.creator | Teixeira, Stanley Cunha | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4125772Z5 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-07-22T14:43:12Z | - |
dc.date.available | 2016-07-14 | - |
dc.date.available | 2016-07-22T14:43:12Z | - |
dc.date.issued | 2011-02-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2101 | - |
dc.description.abstract | The need to reverse the process of specialization, which began with the Industrial Revolution, can be seen in the current incentives for transdisciplinary research and activities. Understanding knowledge as the result of an information network, we believe hypermedia is actually the most appropriate language to reconnect the various segmented knowledges. In this study, we discuss how information technology can be used to return the human knowledge to its original status of totality and which is the role of communication professional in this process. To check the theories discussed, we analyzed a virtual edition of "Homo science - the evolution of knowledge", publication developed in classroom to work with students the concepts of hypermedia and transdisciplinarity, experiment whose results make clear the potential of digital language as an effective tool for networking knowledge. | pt_BR |
dc.description.resumo | A necessidade de reverter o processo de especialização iniciado com a Revolução Industrial pode ser percebida nos atuais incentivos aos estudos e atividades de caráter transdisciplinar. Entendendo o conhecimento como o resultado de uma rede de informações, acreditamos que a hipermídia é, atualmente, a linguagem mais apropriada para reconectar os diversos saberes segmentados. Neste estudo discutimos de que forma as tecnologias da informação podem ser utilizadas para reaproximar o conhecimento humano de seu status original de totalidade e avaliamos qual o papel do profissional de comunicação neste processo. Para verificar o funcionamento das teorias discutidas, analisamos uma edição da revista virtual “Homo science – a evolução do conhecimento”, publicação desenvolvida em sala de aula para trabalhar com os alunos os conceitos de hipermídia e transdisciplinaridade, experiência cujos resultados deixam claras as potencialidades da linguagem digital como ferramenta eficaz para interligação de saberes. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Comunicação Social | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Hipermídia | pt_BR |
dc.subject | Transdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Teoria das redes | pt_BR |
dc.subject | Linguagem digital | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Communication | pt_BR |
dc.subject | Hypermedia | pt_BR |
dc.subject | Transdisciplinarity | pt_BR |
dc.subject | Network theory | pt_BR |
dc.subject | Digital language | pt_BR |
dc.subject | Knowledge | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | pt_BR |
dc.title | Hipermídia e transdisciplinaridade: a linguagem digital como ferramenta eficaz para interligação de áreas do conhecimento | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Comunicação (Dissertações) |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.