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Tipo: Dissertação
Título: Cores que pintam, fitas que tecem: o processo de negociação identitária dos jovens congadeiros do fundão, Viçosa/MG, em tempos de mediatização
Autor(es): Pinto, Raquel Lara Rezende Alves
Primeiro Orientador: Ribeiro, José Luiz
Membro da banca: Leal, Paulo Roberto Figueira
Membro da banca: Soares, Raquel Paiva Araújo
Resumo: Essa dissertação se volta para o ambiente do congado, enquanto cultura popular tradicional, e trata da investigação acerca da negociação identitária dos jovens congadeiros de São José do Triunfo, distrito do município de Viçosa, MG. Considerando a atualidade como um tempo marcado pelo processo de mediatização, trata das estratégias dos jovens para lidar com a dicotomia que se faz presente na vivência de uma tradição calcada na ancestralidade em um contexto que enaltece o novo, que convive com a fragmentação das identidades e que é marcado pela multiplicidade de referências culturais. Contou-se, para tanto, com entrevistas com os guardiões da memória, jovens congadeiros e direção da escola onde estudam, aplicação de questionário aos jovens, e cinco encontros realizados com os mesmos. As reflexões trançadas colocaram em diálogo as questões suscitadas ao longo da investigação com problematizações conceituais, tendo como eixo principal as ideias de cultura, identidade, juventude, cultura popular e tradição. A interpretação geral da investigação é de que a participação dos jovens no congado mobiliza e é mobilizada pelo desejo de se colocarem no mundo de alguma forma, de se sentirem em pertencimento a um grupo, uma história, que lhes traga sentido e referência identitária.
Abstract: This dissertation turns to the environment of the congado, while traditional popular culture, and research the negotiation of young Congadeiros, of district São José do Triunfo (Viçosa, MG), identity. Considering the present time as marked by the mediatization, treat of the strategies of young people to deal with the dichotomy that is present in the experience of a tradition caracterized by the ancestry, in a context that exalt the new, living with the fragmentation of identities and which is marked by the multiplicity of cultural references. Relied with interviews with the guardians of memory, young Congadeiros, and young congadeiros’s school, questionnaire to young people, and five meetings with them. The thoughts put into dialogue the issues raised during the investigation with conceptual problematization, having as main ideas, the culture, identity, youth, popular culture and tradition. The general interpretation of the research is that young people's participation in congado mobilize and be mobilized by a desire to put the world in, to feel in belonging to a group, a story that brings meaning and identity reference.
Palavras-chave: Comunicação
Identidade
Cultura popular tradicional
Comunication
Identity
Tradicional popular culture
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2030
Data do documento: 14-Mai-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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